A BBC foi inocentada, em um relatório independente feito para o BBC Trust, ‘de parcialidade na cobertura de assuntos financeiros’. Sua cobertura foi criticada, entretanto, por lapsos individuais e ‘repetidas quebras de padrões’, como editores demonstrando não entender direito o funcionamento do mercado e apresentadores expressando suas opiniões sobre produtos.
‘O relatório inclui evidências de jornalismo de boa qualidade e estamos felizes que não tenha sido encontrada tendência de comportamento sistemático contrário ao mercado’, afirmou Sir Michael Lyons, presidente do BBC Trust, conselho que representa os contribuintes que financiam a rede pública britânica.
Relatórios
Encomendado pelo conselho em outubro do ano passado, o relatório sobre assuntos financeiros foi produzido por uma equipe independente coordenada por Sir Alan Budd, ex-membro do comitê de política monetária do Bank of England. Entre os membros da equipe estavam professores universitários ligados a assuntos midiáticos.
Este é o terceiro documento de uma série de análises para avaliar questões de imparcialidade no conteúdo editorial da BBC. Os relatórios anteriores avaliaram a cobertura do Oriente Médio e da Europa. Informações de Tara Conlan [The Guardian, 25/5/07].