Saturday, 02 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1312

Cinegrafista é libertado por grupo separatista na Indonésia

O cinegrafista Ferry Santoro, seqüestrado há quase um ano pelo Movimento de Libertação Nacional (GAM), foi um dos 100 reféns libertados na entre os dias 15 e 16/5 na região de Aceh, na Indonésia. A Aliança de Jornalistas Independentes, afiliada da Federação Internacional de Jornalistas (IFJ), viajou com uma equipe da Cruz Vermelha para resgatar os reféns dentro de uma floresta.

As negociações pela libertação dos reféns começaram ainda no ano passado, quando Aidan White, secretário geral da IFJ, e Arne Konig, presidente da Federação Européia de Jornalistas, tiveram um encontro com líderes do GAM exilados em Estocolmo, na Suécia. Na última semana, White viajou a Jacarta, onde conversou com chefes do Exército indonésio, que concordaram em fazer uma trégua no conflito contra o grupo separatista para garantir uma passagem segura para o resgate dos reféns.

Líderes da IFJ elogiaram a coragem dos jornalistas indonésios que participaram da operação de resgate. Santoro, cinegrafista da emissora de TV RCTI, foi capturado em 29 de junho de 2003, enquanto fazia uma reportagem em companhia do jornalista Ersa Siregar na região de Aceh. Siregar foi encontrado morto em dezembro do ano passado, depois de um tiroteio entre as tropas indonésias e membros do GAM.

A questão da segurança dos jornalistas será um dos temas principais do 25o Congresso Mundial da IFJ, que acontecerá em Atenas, na Grécia, no fim de maio. Informações da International Federation of Journalists [17/5/04].