Com o objetivo de colocar fim ao comportamento agressivo na internet, Tim O´Reilly, considerado o criador da expressão ‘web 2.0’, e Jimmy Wales, fundador da enciclopédia participativa Wikipedia, propuseram a criação de um ‘Código de Conduta para Blogar’.
A idéia surgiu após a escritora e blogueira Kathy Sierra, amiga de O´Reilly, ter recebido diversas ameaças de morte anônimas em seu blog. ‘A cultura é um conjunto de acordos partilhados que permite que vivamos juntos’, escreveu O´Reilly. ‘Vamos nos assegurar de que a cultura que criamos com nossos blogs seja uma da qual nos orgulhemos’, afirmou, justificando a criação do código de conduta.
Protestos
Esta semana, O´Reilly e Wales divulgaram o primeiro rascunho das regras de comportamento para comentários online, mas foram acusados por alguns blogueiros de agir como barões da mídia desrespeitando a liberdade de expressão. ‘É simplesmente inacreditável o que está acontecendo’, escreveu um blogueiro em um fórum no sítio de O´Reilly. ‘As tão chamadas ‘regras de comunidade’ são somente o exemplo mais recente da tentativa subconsciente de organizar, ditar e pacificar’.
A proposta do código pede que o conteúdo do blog seja deletado caso seja abusivo, ameaçador, falso ou viole confidencialidade e direitos de privacidade. ‘Somos responsáveis por nossas próprias palavras e por comentários que permitimos em nosso blog e não diremos nada online que não diríamos pessoalmente’, declara o rascunho.
Uma das regras proíbe comentários anônimos e outra pede que ‘trolls’, gíria que designa uma pessoa cujo comportamento tende a provocar os outros numa discussão, sejam ignorados. O´Reilly sugeriu ainda que os blogueiros que aprovarem a versão final do código coloquem um símbolo em seu sítio com um distintivo de xerife escrito ‘civilidade requerida’. Os blogueiros que são contra as regras podem colocar um símbolo de uma dinamite acesa escrito ‘tudo é permitido’.
Alguns blogueiros reclamaram que proibir o anonimato impede comentários de países intolerantes à liberdade de expressão. ‘Nos regimes autoritários, blogar é o único caminho para protestar’, alertou um blogueiro no fórum de O´Reilly. Para David Sifry, fundador da Technorati, que indexa e monitora blogs, os blogueiros são livres para retirar o que considerarem inapropriado em fóruns e sítios, não sendo necessário um código de postura. ‘Um dos principais princípios da rede é que ela é construída com base na liberdade de expressão’, afirmou. Informações de Glenn Chapman [AFP, 11/4/07].