O Sindicato dos Jornalistas Britânicos prepara um código de ética para cidadãos-jornalistas – cidadãos comuns que contribuem com os veículos de comunicação com imagens e textos sobre eventos factuais. O mais surpreendente é que, ao que parece, membros do sindicato mostram-se favoráveis aos ‘competidores amadores’, informa a Press Gazette [10/11/05]. Segundo Mike Holderness, do grupo London Freelance Branch, afiliado do sindicato que representa os jornalistas freelancers, ‘eventos importantes têm a falta de consideração de acontecer quando não há profissionais presentes’. Por esta razão, a ajuda dos, como ele prefere chamar, ‘cidadãos-testemunhas’ é relevante para o trabalho jornalístico, já que cada vez mais ‘são usados relatos e imagens de pessoas que não são jornalistas’ pelos veículos de comunicação. Um debate está marcado para esta semana, em Londres, para discutir a questão.
Microsoft e AP selam parceria
A Microsoft anunciou parceria com a agência de notícias Associated Press na distribuição de notícias em vídeo pela internet. O serviço será disponibilizado gratuitamente em 2006 para 3.500 veículos de comunicação membros da AP nos EUA. A agência fornecerá inicialmente 50 vídeos diários de notícias internacionais, nacionais, de entretenimento, tecnologia e negócios, e manterá o controle editorial do conteúdo. A MSN fornecerá o software para a exibição dos vídeos, suporte técnico e capacidade de rede para o serviço, além de vender publicidade. ‘A combinação vai permitir que nossos anunciantes atinjam uma audiência maior’, afirmou Todd Herman, diretor de publicidade e estratégia de negócios da Microsoft. Informações da Bloomberg News [10/11/05].