Wednesday, 18 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Como EUA embargam transferência de tecnologia militar

Nos últimos meses, a imprensa tem noticiado intensamente os desdobramentos da licitação para aquisição de aviões de guerra. Em razão de critérios técnicos e políticos, o governo inclina-se pela aquisição do caça Rafale, fabricado por uma companhia francesa. Uma parte da mídia apoia claramente a compra de aviões F-18 norte-americanos ou do Grippen sueco (que usa tecnologia e peças norte-americanas).

Há alguns dias, foi postado no YouTube um vídeo produzido por oficiais da Aeronáutica que demonstra de maneira satisfatória como os EUA têm embargado a transferência de tecnologia militar para o Brasil, bem como alguns casos em que empresas norte-americanas sabotaram deliberadamente o desenvolvimento nacional na área aeroespacial (ver aqui).

Os fatos narrados no vídeo não chegaram ao conhecimento do público brasileiro. Nem os jornalões, nem as redes de TV se interessaram por informar corretamente o público. Não foram poucos os órgãos de comunicação brasileiros que preferiram fazer propaganda do F-18 norte-americano.

Esta omissão é muito grave. Os brasileiros vão pagar pelos caças e os equipamentos que serão adquiridos terão a missão de defender o país. Mas isto não poderá ser feito a contento caso o fabricante crie os mesmos problemas que são narrados no vídeo pelo oficial da Aeronáutica. Menos propaganda e mais jornalismo, por favor!

******

Advogado, Osasco, SP