[do material de divulgação]
O curso ‘Comunicação e movimentos sociais – Formas de articulação política e de mobilização social na sociedade contemporânea’ abordará a dinâmica de atuação dos movimentos sociais na civilização tecnológica midiática. A proposta central é a de refletir e compreender os processos de articulação da sociedade civil em fóruns e redes, como estratégias de articulação e mobilização e, em alguns aspectos, de luta pelo direito à comunicação.
Principalmente a partir da segunda metade do século 20, o surgimento dessa civilização marcada pela comunicação e pelas tecnologias implicou mudanças nas formas de mobilização das redes sociais, que passaram a se articular politicamente sob a mediação das redes tecnológicas.
Entre outros aspectos, o curso trata da visibilidade (na mídia ou espaço público) e da invisibilidade (nos momentos de articulação, em que se retiram da cena pública) dos movimentos e das suas estratégias de avanços e recuos em relação à sociedade, em busca de espaço e poder, que subvertem os paradigmas comunicacionais vigentes e determinam novas formas de fazer política.
As aulas abordarão temas relacionados à atuação dos movimentos sociais em redes e trarão relatos das chamadas práticas ‘glocais’ – nem globais, nem locais, antes via de terceira grandeza –, tomando como referência processos e redes como o Fórum Social Mundial, que se articulam e mobilizam em momentos visíveis e invisíveis.
O conteúdo do curso promoverá a discussão sobre a conjuntura da luta pelo direito à comunicação e sobre a incorporação das bandeiras históricas dos movimentos na cena pública (inclusive através do tratamento dado a estas pelos meios de comunicação).
O curso busca ainda uma compreensão crítica dos movimentos sociais e incentiva a reflexão sobre a relação entre as suas práticas ‘glocais’, bem como a produção de análises coletivas sobre a viabilidade de tensão com o glocal e com suas formas de manifestação.
As relações entre as redes sociais e a sociedade midiática será confrontada o tempo todo.
A metodologia do curso é teórico-prática, com aulas expositivas embasadas em recursos audiovisuais e com discussões discentes permanentes. A carga horária é de 30 horas, distribuída em dez aulas de três horas. O curso, ministrado pela Profa. Michelle Prazeres, é dirigido a profissionais e universitários das áreas de Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Psicologia, Letras, Artes e Pedagogia, além de pesquisadores das mesmas áreas e dos direitos humanos e redes sociais. O início será em 26 de março de 2008, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, na PUC-SP – Unidade COGEAE Consolação – Rua Consolação, 881 – Consolação – São Paulo, SP. Informações pelo telefone (11) 3670-3300.