Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Correspondente suspensa por apoiar missão militar

Uma das principais jornalistas televisivas do Canadá foi suspensa do emprego por glorificar a criticada missão militar do país no Afeganistão. Christine St-Pierre, correspondente em Ottawa da emissora pública em língua francesa Radio-Canada, escreveu uma carta aberta aos 2.200 soldados canadenses dizendo que eles ignorassem as crescentes críticas à missão. A morte de cinco soldados canadenses há pouco mais de uma semana aumentou o tom das críticas ao governo.


‘Nós devemos a vocês todo nosso respeito e nosso apoio leal… queridos soldados, suas lágrimas não são em vão, suas lágrimas são de coragem’, escreveu a jornalista na carta, publicada pelo jornal La Presse na quinta-feira (7/9).


A Radio-Canada suspendeu Christine por ter violado regra interna que estipula que funcionários não podem expressar publicamente suas opiniões sobre questões controversas. Segundo o La Presse, ninguém da emissora comentou o ocorrido. A correspondente disse ao jornal que sabia que estava indo longe demais, mas que não conseguia mais ser objetiva quando se tratava de reportar eventos no Afeganistão. ‘Não acho que cobrirei este tema novamente’, afirmou. Informações da Reuters [8/9/06].