A notícia saiu no sábado (2/4), às 12h44 no Globo Online, com antetítulo de ‘Segredo revelado’: ‘Colecionador torna pública uma foto inédita de Elizabeth Taylor nua, aos 24 anos’.
Junto uma foto em preto e branco de uma bela mulher nua com traços parecidos com o da atriz, morta no último dia 23, aos 79 anos. No texto a informação de que a foto foi um presente de noivado da atriz ao seu terceiro marido, o produtor Michael Todd, depois de ter sido pedida por ele em casamento, em 1959.
O site do Globo informa que o ‘furo’ foi publicado no site do Daily Mail e que Lyz Taylor topou posar para o amigo Roddy McDowell, fotógrafo e ator. Todd, que viveu uma curta relação com a atriz, morreu 13 meses depois do casamento, depois que seu avião particular caiu durante uma tempestade no Novo México.
Ainda segundo o Daily Mail, no texto reproduzido no Globo, ‘acredita-se que a atriz, abalada com o que aconteceu, teria entregue a foto à sua assistente e maquiadora Penny Taylor’. No final, a informação de que o retrato foi comprado pelo colecionador Jim Saudis, ‘que só agora decidiu compartilhar a imagem com os fãs da estrela’.
Faltou checar
Até aí tudo bem. Uma notícia interessante e uma foto inédita de uma bela e famosa mulher. Dois bons ingredientes para um bom post na internet. Isso se não aparecesse, às 20h25, um internauta que garantiu que a foto não é de Elizabeth Taylor, mas sim de Lee Evans, fotografada por Peter Gowland. O leitor ainda anexou o endereço de um site de Peter Gowland, com a mesma foto e uma legenda garantindo que a moça é realmente Lee Evans.
O Daily Mail errou? O Globo endossou o erro?
Em jornalismo chama esse tipo de coisa de ‘barriga’ (notícia falsa). Se os editores do site estrangeiro erraram ao não checar a informação, o pessoal do Globo Online pecou em não ler os comentários publicados no próprio site para, pelo menos, esclarecer os leitores sobre o questionamento do internauta. Ou até mesmo retirar a informação do site para uma checagem e confirmação.
[Não divulguei o nome do internauta por não ter autorização para isso, mas a informação estava até às 23h07 no site do Globo, quando acabei de escrever este texto.]
******
Jornalista