Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Depois da TV, é a vez do rádio perder publicidade

Após anunciar seu plano de eliminar anúncios comerciais da televisão pública da França, o presidente Nicolas Sarkozy fez proposta semelhante com relação às estações de rádio estatais. ‘Para ser coerente, eu quero que o serviço de rádio pública francês, sob o comando da Radio France, passe pelas mesmas mudanças da TV’, afirmou.


Na semana passada, Sarkozy havia sugerido que as emissoras de TV públicas fossem financiadas por uma taxa a ser paga pelos canais privados, eliminando assim a necessidade de comerciais. O jornal Les Echos noticiou que o país poderia inserir também impostos de 1 a 2% sobre a venda de computadores, aparelhos de televisão e telefones celulares para ajudar no financiamento. Atualmente, os canais públicos geram receita publicitária de cerca de um bilhão de euros.


Questionado sobre a possibilidade das taxas reportadas pelo jornal, o secretário de Estado do Consumo, Luc Chatel, afirmou que o governo está ‘em um estágio de ponderação’ e irá ‘estudar diferentes idéias para possíveis financiamentos’. Segundo o Les Echos, o plano de impostos foi discutido em um encontro no início desta semana e, com base nas vendas totais de aparelhos eletrônicos, calculadas em 17 bilhões de euros, poderia arrecadar de 170 a 340 milhões de euros. Informações de Emmanuel Jarry, Dominique Vidalon, Nick Antonovics e Swaha Pattanaik [Reuters, 17/1/08].