Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Desenho de Hitler causa polêmica e sofre boicote

O curta Der Bonker, do ilustrador Walter Moers, que mostra um cartum satírico de Hitler sentado na privada reclamando de Churchill, está gerando polêmica na Alemanha, noticia Katy Duke [The Guardian, 20/9/06]. Moers é conhecido no país por suas revistas em quadrinhos que retratam Hitler como um homem baixinho e frustrado que tem ataques toda vez que se fala em judeus. Desta vez, porém, os alemães acharam que o ilustrador foi longe demais.

No clipe, Hitler canta: “A Segunda Guerra Mundial não é mais divertida. Ninguém me escuta, todo mundo só faz o que quer, e a causa de tudo é aquele Churchill. Isto magoa”. Depois, o ditador entra na banheira com seu cachorro Blondie, onde um patinho de borracha com um bigodinho ao estilo Hitler canta: “Adolf, seu porco nazista, não vê que é hora de desistir?”.

Vídeo popular

Os canais de TV RTL2, ProSieben, MTV e Viva estão se recusando a mostrar anúncios da empresa de tons telefônicos Jamba, que oferece o curta para download. O porta-voz da Jamba, Niels Genzmer, afirmou que, apesar do boicote, Der Bonker é um dos cinco clipes mais populares baixados pelos clientes da companhia.

Lea Rosh, co-fundadora do Memorial do Holocausto de Berlim, acredita que “este é um tema com que ninguém deveria brincar”. Já o publicitário judeu Henryk M. Broder vê o cartum como uma nova maneira de se olhar para um assunto antigo. “Que Hitler foi um assassino de massa nós sabemos, isto não tem que ser sempre o tema. Mas Moers mostra de maneira brilhante o tipo de pessoa desprezível e inútil por quem os alemães se apaixonaram”, opina Broder.