Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Carta aberta ao jornalismo da Ric Record

No dia 11 de janeiro, postei uma mensagem no Facebook do jornal Meio-Dia da Ric Record (repetidora da Record em Santa Catarina) de Itajaí, perguntando se fariam uma matéria sobre o pedido de exoneração do coordenador da Moralidade Pública Administrativa de Itajaí, Marcio Sagaz (PPS), divulgada pelo colunista JC no jornal Diário do Litoral (Diarinho) da quarta-feira [11/1].

Mais tarde, quando voltei pra ver o que as pessoas tinham comentado sobre o assunto, descobri que tinham apagado as duas postagens que fizera e ainda por cima me bloquearam no Facebook. Em plena era da internet, da liberdade de informações, eles acham que bloqueando meu perfil vão conseguir impedir que o assunto seja divulgado! Isso, sem eu ser ofensivo em qualquer das postagens. Só fiz a sugestão, como muitas outras pessoas fazem naquele espaço. Algumas vezes até gera um debate e, ao que parece, a Ric Record usa aquelas mensagens como possíveis pautas para o jornalismo da emissora.

Mas desta vez a mesnagem atingia um dos grandes do governo municipal de Itajaí. Então, o assunto é simplesmente deletado do Facebook e eu, bloqueado, para não encher mais o saco com… besteiras. Provavelmente é o que pensam lá no jornalismo da Ric Record. Sou um chato. E que estes assuntos em nada interessam ao povo de Itajaí. Ninguém quer saber que um coordenador da Moralidade Pública do governo de Jandir Bellini (PP) estava imoralmente no cargo. Não precisa nem saber que haviam denúncias e até investigações do MP e da OAB (segundo matérias do jornal Diário do Litoral e Diário da Cidade). Não, ninguém de Itajaí precisa saber disso, de acordo com as matérias que vemos no jornalismo da Ric Record. O negócio é só falar de Navegantes, Balneário Camboriú, governo estadual, tudo menos falar do governo Bellini e seus desmandos.

Dubai

Mas aí, é claro, surge a informação de que o chefão da Ric Record está em Dubai para cobrir a etapa de lá da Volvo Ocean Race (não, não é um jornalista, e sim o chefe!), que passará em breve por Itajaí e está sendo divulgada pela prefeitura como o evento que mudará Itajaí para sempre. E que está sendo organizada pela prefeitura de Itajaí. Já é a segunda viagem que a imprensa da cidade faz pra cobrir a VOR, com dinheiro, segundo dizem, dos patrocinadores do evento na cidade. O Diário do Litoral também mandou um jornalista para Dubai, mas nem por isso tem blindado o governo municipal.

Porém, em Itajaí, a maioria do pessoal que manda na imprensa ainda tem muito a aprender com a liberdade de imprensa; com a liberdade de informação; com a palavra censura, ainda mais nos tempos da internet. E assim, entre tropeços e escorregões, vamos tentando exercer nossa cidadania, através das denúncias, mesmo quando quase todo mundo parece blindar o governo da Volvo Ocean Race.

Resta saber até quando a Record, que vem tentando fazer um jornalismo de muito boa qualidade, vai deixar suas repetidoras sujarem seu nome assim.

***

[Rômulo Mafra é motorista, Itajaí, SC]