Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

TV não está ficando menos séria, diz estudo

As notícias publicadas na TV não estão se tornando menos sérias, revelou um estudo independente que analisou os noticiários britânicos por um período de 35 anos. A pesquisa descobriu que as notícias de TV nos principais canais do país – BBC, ITV e Channel 4 – continuam a dar aos telespectadores uma visão séria e ampla dos eventos nacionais e internacionais.

De 1975 a 2009, mesmo com mudanças econômicas e tecnológicas, não houve evidência de alteração significativa nos noticiários noturnos. Neste período, a proporção de notícias sérias nunca ficou abaixo dos 65%. A BBC não mostrou mudanças significativas. Já em dois noticiários da ITV, o nível da cobertura estilo tabloide dobrou desde 1975, mas não houve aumento perceptível desde 1999. No canal, o equilíbrio permanece com 2/3 para notícias sérias e 1/3 para temas sensacionalistas. O Channel 4 News, por sua vez, manteve sua agenda de notícias sérias a 80-90% do total. Na última década, houve um aumento do conteúdo de tabloide, mas ainda assim abaixo de 20%.

A pesquisa, financiada pelo Leverhulme Trust, é uma das mais abrangentes sobre as notícias na TV britânica já realizada até hoje. Ela foi supervisionada por Steven Barnett, da Universidade Westminster, e Ivor Gaber, da Universidade Bedfordshire e Universidade de Londres. “Nossos resultados sugerem que até agora as notícias de TV estão resistindo bem às pressões econômicas e audiências fragmentadas que afetaram toda a indústria televisiva”, disse Barnett. “Este estudo é um lembrete de como a regulamentação positiva e um sistema misto de financiamento podem salientar a contribuição contínua do jornalismo de TV à vida pública britânica”. Para Gaber, os resultados mostram que, em um momento no qual a ética dos jornalistas está passando por intensa investigação, os que trabalham na TV continuam a produzir alta qualidade para audiências de massa. Informações de Roy Greenslade [The Guardian, 12/1/12].