As notícias publicadas na TV não estão se tornando menos sérias, revelou um estudo independente que analisou os noticiários britânicos por um período de 35 anos. A pesquisa descobriu que as notícias de TV nos principais canais do país – BBC, ITV e Channel 4 – continuam a dar aos telespectadores uma visão séria e ampla dos eventos nacionais e internacionais.
De 1975 a 2009, mesmo com mudanças econômicas e tecnológicas, não houve evidência de alteração significativa nos noticiários noturnos. Neste período, a proporção de notícias sérias nunca ficou abaixo dos 65%. A BBC não mostrou mudanças significativas. Já em dois noticiários da ITV, o nível da cobertura estilo tabloide dobrou desde 1975, mas não houve aumento perceptível desde 1999. No canal, o equilíbrio permanece com 2/3 para notícias sérias e 1/3 para temas sensacionalistas. O Channel 4 News, por sua vez, manteve sua agenda de notícias sérias a 80-90% do total. Na última década, houve um aumento do conteúdo de tabloide, mas ainda assim abaixo de 20%.
A pesquisa, financiada pelo Leverhulme Trust, é uma das mais abrangentes sobre as notícias na TV britânica já realizada até hoje. Ela foi supervisionada por Steven Barnett, da Universidade Westminster, e Ivor Gaber, da Universidade Bedfordshire e Universidade de Londres. “Nossos resultados sugerem que até agora as notícias de TV estão resistindo bem às pressões econômicas e audiências fragmentadas que afetaram toda a indústria televisiva”, disse Barnett. “Este estudo é um lembrete de como a regulamentação positiva e um sistema misto de financiamento podem salientar a contribuição contínua do jornalismo de TV à vida pública britânica”. Para Gaber, os resultados mostram que, em um momento no qual a ética dos jornalistas está passando por intensa investigação, os que trabalham na TV continuam a produzir alta qualidade para audiências de massa. Informações de Roy Greenslade [The Guardian, 12/1/12].