Está no ar o número 63 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência (www.comciencia.br), publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é ‘Einstein’.
Os artigos são ‘A física em três tempos de poesia’, de Carlos Vogt; ‘2005, o ano de Einstein’, de Antônio Cleves Nunes Oliveira; ‘A respeito de revoluções: teoria da relatividade e a história da ciência’, de Gildo Magalhães; ‘Física atômica: perspectivas dentro do Ano Internacional da Física’, de Vanderlei S. Bagnato; ‘Einstein e a defesa das liberdades civis’, de Olival Freire Jr.; ‘A nova causalidade’, de Mário Novello; ‘O significado do tempo: Einstein e Bérgson’, de Márcio Barreto; ‘Arte e física no museu de ciências’, de Sergio de Regules.
As reportagens são:
‘Bomba atômica nasceu de múltiplas descobertas científicas’; ‘Teoria unificadora permanece em aberto’; ‘Viagem no tempo: teoricamente possível, tecnicamente inviável’; ‘Da prancheta ao dia a dia’; ‘Excentricidade e mitificação marcam a vida de Albert Einstein’; ‘Picasso e Einstein, gênios conexos?’.
Entrevistas:
‘Historiador da ciência fala de Einstein no contexto da física moderna'(Flávia Natércia entrevista Pietro Greco); ‘Especialista em estratégia analisa a geopolítica da bomba atômica’ (André Gardini e Rafael Evangelista entrevistam Geraldo Cavagnari);