Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Emissora estatal usa Stálin como garoto propaganda

A emissora internacional Russia Today, com sede em Moscou, causou espanto com uma nova campanha publicitária que mostra o ‘lado suave’ do ex-ditador soviético Josef Stálin. A rede estatal publicou as peças em jornais em língua inglesa, com o slogan ‘orgulho de ser diferente’. Na campanha, Stálin aparece em uniforme de general, ‘armado’ com uma pena. ‘Stálin escrevia poesia romântica. Você sabia disso?’, diz o anúncio.


O sinal da Russia Today é recebido por 100 países. A emissora, que hoje conta com 700 funcionários, foi lançada em abril de 2005 e tem programação transmitida em inglês e árabe. Seu criador, Michail Lessin, é ex-ministro de Imprensa e hoje trabalha como consultor de mídia para o presidente Vladimir Putin. Segundo Lessin, o objetivo era estabelecer um canal de notícias russo que pudesse rivalizar com o americano CNN e o britânico BBC. ‘A palavra propaganda me assustava’, diz, ‘mas nós precisamos promover a Rússia internacionalmente, ou pareceremos apenas ursos rugindo à espreita’.


Artigo no sítio alemão Spiegel Online [20/11/07] critica a iniciativa, lembrando que as políticas repressivas do ditador levaram à morte de milhões de pessoas. ‘Seria como se a emissora alemã Deutsche Welle divulgasse uma campanha com Hitler e a pergunta ‘você sabia que Adolf Hitler também pintava?’’, comparou o artigo. Para Margarita Simonjan, editora-chefe da emissora russa, era claro que a campanha com Stálin como garoto-propaganda não seria bem aceita por todos. ‘Mas [a idéia] satisfez nossos objetivos perfeitamente. O número de visitantes em nosso sítio dobrou’, completa.