Segundo o serviço de análise de tráfego Alexa.com, a Globo possui o sétimo
endereço de internet mais acessado no Brasil. Em virtude da prática editorial
também predominante no G1, Brasil, no contexto comercial, significa ruim, como
em ‘whisky nacional’.
Embora a crítica usual à imprensa concentre-se sobre as formas e conteúdos da
notícia, a linha editorial está associada à venda dos espaços publicitários. A
predominância em quantidade e qualidade, das propagandas internacionais
(ver tabela), justifica alienar os leitores e denegrir o país.
Lucrativamente, a vantagem competitiva semântica, concedida, por antecipação,
à tecnologia estrangeira, viabiliza vender um IPad por R$ 2.600,00 enquanto, em
Portugal, custa R$1.800,00 e R$ 1.192,50 nos Estados Unidos.
Idiomas e grau de destaque (1-5) da marca ou expressão comercial | ||||
n. |
Marca ou expressão comercial veiculada no G1 em 12/12/2010, 18:00hs |
Português |
Inglês |
Português e Inglês |
1 |
IBM (International Buisness Machine) |
10 |
||
2 |
Smart Phones |
5 |
||
3 |
Milestone |
5 |
||
4 |
Globoshopping |
4 | ||
5 |
Fast Shop |
2 |
||
6 |
Kabum |
2 |
||
7 |
Super Fones |
4 |
||
8 |
Extra |
2 |
||
9 |
ManiaVirtual |
2 |
||
10 |
Insinuante |
2 |
||
11 |
Calçados com até 70% off |
4 | ||
Totais |
12 |
22 |
8 |
Tabela – Idioma e destaque das mensagens publicitárias. O grau de destaque
foi estabelecido de acordo com a posição, quantidade de repetições e tamanho do
anúncio.
******
Filósofo, linguista, membro do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística – Universidade Federal de Santa Catarina