Segundo o serviço de análise de tráfego Alexa.com, a Globo possui o sétimo
endereço de internet mais acessado no Brasil. Em virtude da prática editorial
também predominante no G1, Brasil, no contexto comercial, significa ruim, como
em ‘whisky nacional’.
Embora a crítica usual à imprensa concentre-se sobre as formas e conteúdos da
notícia, a linha editorial está associada à venda dos espaços publicitários. A
predominância em quantidade e qualidade, das propagandas internacionais
(ver tabela), justifica alienar os leitores e denegrir o país.
Lucrativamente, a vantagem competitiva semântica, concedida, por antecipação,
à tecnologia estrangeira, viabiliza vender um IPad por R$ 2.600,00 enquanto, em
Portugal, custa R$1.800,00 e R$ 1.192,50 nos Estados Unidos.
Idiomas e grau de destaque (1-5) da marca ou expressão comercial | ||||
n. | Marca ou expressão comercial veiculada no G1 em 12/12/2010, 18:00hs | Português | Inglês | Português e Inglês |
1 | IBM (International Buisness Machine) | 10 | ||
2 | Smart Phones | 5 | ||
3 | Milestone | 5 | ||
4 | Globoshopping | 4 | ||
5 | Fast Shop | 2 | ||
6 | Kabum | 2 | ||
7 | Super Fones | 4 | ||
8 | Extra | 2 | ||
9 | ManiaVirtual | 2 | ||
10 | Insinuante | 2 | ||
11 | Calçados com até 70% off | 4 | ||
Totais | 12 | 22 | 8 |
Tabela – Idioma e destaque das mensagens publicitárias. O grau de destaque
foi estabelecido de acordo com a posição, quantidade de repetições e tamanho do
anúncio.
******
Filósofo, linguista, membro do Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística – Universidade Federal de Santa Catarina