O ex-embaixador Joseph C. Wilson revelará, em um livro, o nome da pessoa que ele acredita ter revelado a identidade de sua mulher como agente secreta da CIA para o colunista Robert Novak.
O livro, que será lançado em maio pela editora Carrol & Graf, será intitulado The Politics of Truth (“A Política da Verdade”, tradução livre), e terá como subtítulo A Diplomat’s Memoir: Inside the Lies that Led to War and Exposed My Wife’s Secret CIA Identity, algo como “Memória de um Diplomata: Por dentro das mentiras que levaram à guerra e expuseram a identidade secreta de minha mulher na CIA”.
Philip Turner, editor chefe da Carrol & Graf, afirmou que, além de contar suas memórias, Wilson também se comporta como um repórter no livro. “Muitas de suas fontes são jornalistas que têm coberto o caso”, disse, completando que “muitos deles se sentiram mais à vontade conversando com Joe do que reportando a história diretamente”.
O livro não se aterá ao suposto delator; falará também sobre o colunista. “Tem muita coisa inédita sobre Kovak, inclusive uma história que encaixa todos os fatos”, disse Philip Turner. Em um julgamento federal sobre o caso, foram ouvidos os testemunhos de pelo menos quatro oficiais da Casa Branca, para tentar identificar quem teria vazado o nome de Valerie Plame para o colunista. Novak publicou a identidade secreta de Valerie em sua coluna, em julho do ano passado. Dezenas de outros oficiais também foram entrevistados pelo FBI. Se for encontrado, o delator pode ser condenado a uma sentença de mais de 10 anos de prisão. Com informações da Editor & Publisher [3/3/04].