Pode ser de interesse de outros jornais regionais, em busca de idéias novas, conhecer a experiência bem-sucedida, inédita em nossa região, de aproveitar a Copa do Mundo num esquema envolvendo rádio, jornal e internet.
Copa do Mundo é o tipo de evento ideal para a televisão, assim como difícil de usar em emissoras de rádio FM, que sequer transmitem jogos na programação, e jornais regionais, que só cobrem sua área de influência. Então, o que faz um jornal essencialmente regional e uma FM que não tem programa de esportes para aproveitar a onda da Copa do Mundo e prestar um serviço, ligado ao evento, a ouvintes e leitores?
A resposta é ousar e foi isso que a rádio Morena FM 98.7 e o jornal A Região, ambos de Itabuna (BA), fizeram, começando por trazer os jogos da Copa para perto de seu público, interna e externamente. Internamente, a rádio passou a dar, em tempo real, os resultados parciais dos jogos de todas as seleções nos intervalos comerciais, sem interferir na programação musical. Também foi ao ar, diariamente, o Boletim da Copa, com notícias, resultados, pontuação e jogos seguintes.
Gente nova
Externamente, os dois veículos instalaram um telão digital na praça de alimentação do shopping Jequitibá Plaza, o único da região e ponto de encontro da comunidade, onde transmitiram todos os jogos da Copa, não só os do Brasil. Do mesmo local, aos domingos e nos jogos do Brasil, a Morena FM transmitiu o Mesa Quadrada, um bate-papo com torcedores ‘normais’, não-especialistas de futebol, sobre a Copa e nossa seleção. O programa foi sempre ao vivo, com um equipamento que garante qualidade igual à do estúdio.
Durante as partidas foram tiradas muitas fotos da ‘Torcida Morena’, pegando todo o público presente (média de 2.500 pessoas por partida) em vários ângulos. Estas fotos foram colocadas no site www.copanamorena.com, criado especialmente para o evento, e numa seção especial do jornal A Região.
Nos jogos do Brasil ainda foram realizados sorteios de brindes dos parceiros e camisas da ‘Torcida Morena’. A rádio também transmitiu flashes ao vivo com torcedores e personalidades. O esquema, que lotou a praça de alimentação do shopping em todos os jogos do Brasil, além de levar bom público nos outros, garantiu um bom aumento de audiência para a Morena FM, e foi completado por matérias especiais com a torcida regional, veiculadas na rádio, no jornal A Região e no site. Segundo os lojistas, a venda de alimentos, lanches e bebidas foi de 40% a 50% maior nos dias de jogos do Brasil e constatou-se que o público não foi o normal do shopping, e sim gente nova, que não tinha o costume de freqüentar o espaço.
******
Jornalista, empresário de comunicação, Itabuna, BA