Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Fabiana Cimieri


‘O ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Pedro Corrêa do Lago, entregou ao Ministério Público Federal (MPF) documentos que, segundo ele, comprovam que a Livraria Corrêa do Lago renunciou ao pedido de registro da marca da revista Nossa História em outubro de 2002, portanto antes de assumir o cargo, no início de 2003. Assim, diferentemente do que o Estado afirmou em sua edição de ontem, sua empresa nunca editou a revista, que é publicada pela Editora Vera Cruz desde 2003.


‘Renunciei ao nome muito antes de ser convidado para o cargo’, afirmou Lago. ‘A revista foi feita por um conselho editorial com os mais renomados historiadores, precisávamos apenas de um parceiro comercial, que foi a Vera Cruz. Como eles também haviam entrado com o pedido, renunciei ao nome’, disse. ‘E o fato de registrar o nome não me dá nenhum benefício pessoal.’


‘Por causa da morosidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, meu pedido de cancelamento das marcas não está ainda disponível no seu site e a ação foi feita baseada nessa omissão. Já entreguei ao procurador todos os comprovantes dos pedidos de cancelamento dos nomes àquela época’, informou.


Ele disse que se afastou do cargo ‘por razões pessoais’ e a decisão já havia sido comunicada ao ministro da Cultura, Gilberto Gil, fazia dois meses.


O MPF confirmou ter recebido os documentos, mas informou que não vai desistir da ação por improbidade administrativa, apesar de a liminar que pedia seu afastamento ter perdido o sentido com a sua decisão. O procurador Maurício Manso, autor da ação, não quis se pronunciar por avaliar que não surgiu nenhum fato novo desde o dia 7.


A ação foi oferecida em maio contra Lago, a Administradora e Editora Vera Cruz e a Fundação Miguel de Cervantes (FMC). A Vera Cruz publicava a Nossa História em convênio com a FMC, entidade particular remunerada pela publicação.


A ação traz a denúncia de que o acervo da biblioteca era usado com fins lucrativos sem retribuição à fundação.’



INTERNET


Renato Cruz


‘Google mira mercado brasileiro de anúncios ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 18/10/05


‘O mercado brasileiro de anúncios via internet, que deve ultrapassar US$ 100 milhões este ano, atraiu a atenção do Google, líder de buscas na rede. A empresa está na fase final de estruturar sua presença no Brasil, e o objetivo é abocanhar uma boa fatia do bolo. ‘Queremos mostrar ao mercado que, além de ferramenta de buscas, o Google é uma ferramenta de negócios’, afirmou o diretor-geral da empresa no Brasil, Alexandre Hohagen, ex-HBO e ex-UOL.


A empresa vai fechar o mês com cerca de 20 funcionários locais, sem contar os que vieram da mineira Akwan para formar o centro de pesquisa e desenvolvimento para a América Latina, que respondem diretamente ao Departamento de Engenharia do Google, em Nova York. A sede da companhia nos Estados Unidos é em Mountain View, na Califórnia. Além de formar a equipe, uma das primeiras tarefas de Hohagen é escolher o local para o escritório local da empresa, em São Paulo.


O principal produto do Google são os links patrocinados, pequenos anúncios de texto que aparecem ao lado dos resultados das buscas, no Google, ou ao lado de conteúdo em sites de parceiros. Os anúncios estão sempre relacionados ao assunto que o internauta está buscando ou sobre o qual está lendo. O grande concorrente é o Yahoo, dono da Overture.


O Google tem 18 milhões de usuários únicos por mês no Brasil. No ranking do Ibope, está em terceiro lugar em audiência. Somado ao Orkut, site de relacionamento que controla, passa a primeiro. Os brasileiros são 74,6% dos usuários do Orkut, sem contar aqueles que declaram nacionalidade diferente da real.


Por que tanto sucesso? ‘Toda vez que um brasileiro passa pela matriz perguntam por que o Orkut faz tanto sucesso aqui’, disse Hohagen, que recentemente passou por um treinamento em Mountain View. ‘Não existe uma resposta científica. Ouvi as mais variadas teorias, até que o primeiro brasileiro a receber um convite para o serviço era muito bem relacionado.’ Ou seja, é um mistério até para eles.


Hohagen afirmou que não existe nenhum plano em andamento para ganhar dinheiro com o Orkut. ‘Qualquer pessoa que conhece o serviço tem três ou quatro idéias sobre como lucrar com o Orkut’, destacou Hohagen. ‘Mas existem certas atividades do Google que são para ganhar dinheiro e outras não.’ A fonte de receita que sustenta toda a operação são os anúncios.


Nos Estados Unidos, os links patrocinados respondem por 40% do mercado de anúncios na internet. Aqui, ainda não existem indicadores consistentes. ‘Em 2 ou 3 anos, acho que conseguimos alcançar o mesmo nível’, afirmou Emerson Calegaretti, gerente sênior de Vendas do Google Brasil. ‘É um mercado de US$ 40 milhões.’


Hohagen negou que seja concorrente dos portais locais: ‘Criar conteúdo não é nossa vocação’. Entre seus clientes está o Terra.’



O Estado de S. Paulo


‘Yahoo compra empresa de buscas britânica ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 19/10/05


‘O Yahoo anunciou ontem a aquisição, por valor não revelado, de uma pequena companhia britânica chamada Whereonearth, numa tentativa de melhorar suas buscas locais e seus serviços de telefonia para competir de maneira mais efetiva com o Google, líder no setor de buscas na internet. A Whereonearth possui uma sofisticada base de dados que permite aos usuários buscar de maneira eficiente bens e serviços, como cinemas e restaurantes. A base de dados da Whereonearth cobre mais de 90% da Europa, Ásia e Americas, segundo informou o Yahoo.’



BLOGOSFERA


FSP / Reuters


‘Blogs populares são poucos, diz estudo ‘, copyright Folha de S. Paulo / Reuters, 19/10/05


‘O fenômeno de publicação on-line conhecido como blogosfera é um conjunto de milhões de sites, mas apenas um pequeno número deles consegue público significativo, diz estudo recém-divulgado nos Estados Unidos.


‘Os blogs são a modalidade de conteúdo que mais cresce na internet’, afirma Jim Lanzone, vice-presidente do site de busca AskJeeves. ‘Mas o número de blogs que realmente importam é pequeno. Os demais são como árvores no meio da floresta.’


Segundo Lanzone, apenas 60 sites são populares, ou seja, são referenciados por mais de 5.000 links. Os sites que atraem mil ou mais links são apenas 437. Os números foram obtidos pelo serviço AskJeeves Bloglines.


Milhões desprezados


Os blogs são sites fáceis de publicar e manter, que são atualizados periodicamente. O conjunto de todos os blogs, conhecido como blogosfera, tem entre 14 milhões e 20 milhões de páginas.


Os sites que, segundo a pesquisa do AskJeeves, ‘realmente importam’ (o critério para isso é receber links de pelo menos 20 outros blogs) são 36.930. Já as páginas que, mais modestamente, apenas ‘importam’ são aproximadamente 1,4 milhão.


Apenas um site, o popular endereço de tecnologia Slashdot (slashdot.org), é referenciado por mais de 50 mil sites, dizem os números do Bloglines.


Lanzone apresentou os resultados na conferência Web 2.0 (www.web2con.com), que foi realizada entre os dias 5 e 7 de outubro em San Francisco.


Mena Trott, co-fundadora da Six Apart, empresa que criou duas das mais populares ferramentas para a criação de blogs, Live Journal e Movable Type, faz uma ressalva: os números não levam em conta os muitos blogueiros que simplesmente não se importam em estabelecer links.


Yahoo!


O buscador Yahoo! disse que vai começar a apresentar escritos de blogueiros lado a lado com textos escritos por jornalistas profissionais, eliminando distinções entre eles. O site Yahoo! News (news.yahoo.com) começará a testar um sistema de pesquisa que inclui, além de reportagens e textos de blogs, fotos e links enviados pelos internautas. As fotos virão do site Flickr (www.flickr.com), que o Yahoo! adquiriu, e do recurso My Web, que permite ao usuário aprender com as pesquisas de outras pessoas.’



TV RECORD


Keila Jimenez


‘MPF cobra explicação da Record ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 19/10/05


‘Diretores da Record foram convidados a fazerem uma visitinha ao Ministério Público Federal. Tudo por causa de uma edição do programa Sônia e Você de agosto deste ano. Na ocasião, o programa exibiu a imagem de uma criança portadora de câncer, tendo seu cabelo raspado ao som da mesma trilha sonora da personagem Camila (Carolina Dieckmann) em Laços de Família. Vale lembrar que a trama estava sendo reprisada pela Globo na época.


O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Sérgio Suiama, pediu a fita do programa à emissora na ocasião, e, analisando o caso, resolveu chamar a Record para uma conversa.


O Ministério quer se certificar de que esse tipo de ato não se repetirá no programa e quer ouvir os argumentos da Record para tamanha exploração. Outras denúncias contra o Sônia e Você chamaram a atenção dos procuradores. Tanto que o Ministério ameaça punir a emissora pelas imagens já exibidas e até entrar com uma Ação Cível Pública contra a Record.


O Ministério confirma a existência da conversa, mas não tem data definida ainda para o encontro.


PARCERIA


Em tempo: Sérgio Suiama encabeça uma parceria que será fechada entre o Ministério Público Federal, o Ministério das Comunicações e o da Justiça, com relação a atentados contra os direitos humanos na TV. A idéia da parceria é levar aidante ações administrativas e todo tipo de iniciativa de investigação e punição de emissoras com relação a esses abusos.


O Ministério acredita que essas ações acabam esquecidas, arquivadas e os responsáveis não são punidos como deveriam. Quando são, recebem punições leves e que não inibem a prática desses abusos. O acordo deve ser fechado ainda este ano.’



Daniel Castro


‘Record fala inglês e abre filial em Uganda ‘, copyright Folha de S. Paulo, 19/10/05


‘Um tanto missionária, outro tanto comercial, será inaugurada em 2006 a Record de Uganda, pequeno país da África, onde a Igreja Universal é forte. Será a segunda rede aberta terrestre (em UHF) da Record fora do Brasil _a primeira, a Miramar, de Moçambique, já existe há vários anos.


A Record de Uganda vai falar inglês. Segundo o bispo Aroldo Martins, presidente da Record Internacional, a Record de Uganda terá ‘programas locais, jornalismo, filmes e novelas da Record [brasileira] legendadas em inglês’, além de programas religiosos. As transmissões, experimentais, começam em janeiro.


A Record também está ampliando a Miramar. A rede de Moçambique passará a ter oito emissoras (atualmente, são quatro). Lá, são exibidas novelas, programas da Record e da Universal e ‘muita programação local’.


No resto do mundo, a Record é distribuída por cabo e satélite _só é cobrada nos EUA e em alguns países da América Latina.


Em novembro, a Record inaugura sede própria em Portugal, com 1.000 m2 e seis pequenos estúdios, que consumiram 1 milhão. Em Lisboa, já produz quatro programas locais. Há produção local também em Londres e Madri, dirigidas a brasileiros. ‘Em Portugal, estamos entre os dez canais mais assistidos’, diz Martins.


Em 2006, a Record também terá produção local no Japão e passará a ser distribuída na Austrália.


OUTRO CANAL


Cartão Juca Kfouri não apresenta mais o esportivo ‘Cartão Verde’, da Cultura. A partir de agora, o comentarista será exclusivo da ESPN Brasil. Seu desafeto na Cultura, Flávio Adauto, diretor de transmissões esportivas, também deve deixar a emissora.


Toque Executivos da Globo já não escondem. Dizem que não fazem questão de que Mário Prata volte a escrever a novela das sete, ‘Bang Bang’, que acaba de estrear. O escritor se afastará por pelo menos três meses para tratar de tendinite. Por enquanto, como a novela está estável no Ibope, ninguém fala em reduzir sua duração.


Thriller Três personagens _de Henri Castelli, Fernanda Montenegro e Leona Cavalli_ serão assassinados em ‘Belíssima’. Mas não haverá um serial killer na próxima novela das oito.


Duvidoso Com um barraco protagonizado por um jornalista idoso que se envolveu com uma modelo jovem, que mais parecia o ‘Teste de Fidelidade’ de João Kléber (sem a parte, digamos, de teledramaturgia), o ‘Superpop’ (Rede TV!), de Luciana Gimenez, ficou em segundo lugar no Ibope anteontem, durante cinco minutos, batendo Hebe Camargo (SBT).


Comentário A seqüência do parto do bebê de Sol (Deborah Secco), exibida anteontem, comprova: ‘América’ já é a melhor pior novela da Globo nos últimos tempos.’