Na mira das autoridades europeias de defesa da concorrência e alvo de críticas das empresas de notícias por causa do serviço Google News, a gigante americana da internet anunciou na segunda-feira um acordo com oito grupo editoriais da Europa “para apoiar o jornalismo de alta qualidade” na região “através da tecnologia e da inovação”. Com a Digital News Initiative (DNI, Iniciativa de Notícias Digitais, em tradução livre), a Google dedicará € 150 milhões a projetos que “apresentem novas abordagens para o jornalismo digital”.
Os britânicos “Financial Times” e “Guardian”, o francês “Les Echos”, o espanhol “El País”, os alemães “Die Zeit” e “Frankfurter Allgemeine Zeitung”, o italiano “La Stampa” e o grupo holandês NRC Media são as oito companhias que fecharam a parceria com a Google.
– Através da Digital News Initiative, o Google trabalhará lado a lado com editores de notícias e organizações de jornalismo para ajudar a desenvolver modelos mais sustentáveis para o setor da produção de notícias. Isto é apenas o início e abrimos o caminho para que outras pessoas se juntem a nós – afirmou o presidente de relações estratégicas da Google na Europa, Carlo D’Asaro Biondo.
O Google News tem sido um foco de problemas para a gigante americana na Europa. No ano passado, o serviço foi desativado na Espanha depois que o governo impôs a cobrança de uma taxa pela exibição de conteúdo de empresas de comunicação. Alemanha, França e Bélgica também fecharam o cerco ao serviço da Google, mas a americana chegou a um acordo com com cada um deles. Na França, por exemplo, a gigante concordou em destinar € 60 milhões para financiar a transição digital de alguns veículos de comunicação.
A DNI vai se concentrar em três áreas: desenvolvimento de produtos, apoio à inovação e formação e pesquisa. Para a primeira, será criado um grupo de trabalho com o objetivo de “explorar o desenvolvimento de produtos que contribuam para aumentar receitas, o tráfego e o envolvimento com as audiências”. O apoio à inovação no jornalismo on-line durará três anos e a Google pretende destinar € 150 milhões em “projetos que apresentem novas abordagens” para esta área. Para incentivar a formação de jornalistas, serão criadas equipes em Paris, Hamburgo e Londres para trabalharem com as redações as competências necessárias no jornalismo digital.