A Administração Estatal de Rádio, Filmes e Televisão, órgão que fiscaliza as transmissões na China, anunciou na semana passada novas regras para o programa Happy Boys Voice, show de talentos musicais ao estilo American Idol. Segundo o órgão regulatório, o programa deve se comprometer com os altos valores morais.
Happy Boys Voice é a versão masculina de Super Girls, programa de sucesso no país que, exibido pela Hunan Satellite TV, chegou a atrair mais de 400 milhões de telespectadores em sua rodada final. O programa feminino acabou virando motivo de debate depois que um político ligado ao departamento de Cultura do governo o classificou de vulgar e degradante. Para o Partido Comunista, o problema é que estes shows de talentos pregam o conceito de celebridade e riqueza instantâneas.
Pelas novas regras, os concorrentes do programa masculino devem escolher músicas ‘saudáveis e eticamente inspiradoras’ para que seja criado um ambiente agradável para o 17º Congresso do Partido Comunista da China, marcado para o fim deste ano. ‘Nada de esquisitice, vulgaridade ou mau gosto’, dizia o aviso no sítio do órgão fiscalizador. Os participantes devem ser maiores de 18 anos e se vestir de um modo que se adeqüe ‘aos valores estéticos das massas’. Já os jurados devem evitar caçoar ou humilhar os concorrentes – como é feito em American Idol. Informações da Reuters [6/4/07].