A luxuosa vida e a misteriosa morte de Robert Maxwell, proprietário do jornal Daily Mirror na década de 1980, vai virar filme de Hollywood. O veterano produtor Edward R. Pressman, que tem no currículo filmes como Wall Street – Poder e Cobiça, Terra de Ninguém e Psicopata Americano, comprou os direitos da peça Lies Have Been Told, sobre a controversa história do empresário de mídia.
‘A história de Maxwell é Cidadão Kane encontra Wall Street‘, disse Pressman após assistir à produção teatral em janeiro. Ele irá co-produzir o filme com um dos produtores da peça, Dale Djerassi, que foi casado com a filha de Maxwell, Isabel. Os dois se reuniram com diretores e roteiristas em Londres, na semana passada, para começar a desenvolver a versão cinematográfica do texto escrito para o teatro por Rod Beacham.
Afogamento e roubo
Depois de perder a briga com Rupert Murdoch pela compra do News of the World em 1969, Maxwell realizou o sonho de se tornar dono de jornal em 1984, quando adquiriu o Daily Mirror. Seus acordos de negócios eram questionáveis, e para evitar suspeitas de inquisidores curiosos ele contava com o auxílio de advogados experientes.
Em 1991, o empresário morreu em um misterioso afogamento. Ele aparentemente teria caído de seu iate de luxo quando deixava as Ilhas Canárias. O veredicto oficial de sua morte atestou afogamento acidental, mas havia especulações de que Maxwell pudesse ter cometido suicídio ou ter sido assassinado.
Pouco depois de sua morte, foi revelado que ele havia roubado milhões de libras dos fundos de pensão de seus funcionários para financiar seus negócios. Informações de Stephen Brook [The Guardian, 28/6/06].