Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Humorista de TV pede asilo político aos EUA

O humorista Carlos Otero, uma das figuras mais populares da televisão cubana, pediu asilo político aos EUA, informou o jornal Nuevo Herald, de Miami. Otero estava com sua mulher e dois filhos em Toronto, no Canadá, produzindo um programa de TV. Na segunda-feira (10/12), a família foi até a fronteira entre os dois países para pedir asilo.


‘Eu espero ganhar minha vida no exílio e ver meus filhos crescerem com a oportunidade de estudar o que quiserem, sem ter de concordar com o sistema’, declarou o humorista ao jornal. Otero afirmou ainda que Cuba está ‘parada no tempo’ e que os cubanos vivem na incerteza sobre o futuro de seu país desde que o presidente Fidel Castro adoeceu, há 16 meses.


O programa de entrevistas de Otero, exibido nas noites de domingo, era um dos mais assistidos em Cuba. O humorista afirmou que deixou seu tradicional especial de ano novo gravado antes de viajar ao Canadá, mas não espera que as autoridades permitam que ele seja exibido. Cubanos que desertam para os EUA, por mais destaque que tenham na vida pública do país, são considerados traidores e não mais mencionados publicamente. Informações de Anthony Boadle [Reuters, 11/11/07].