O La Opinion, maior jornal de língua hispânica nos EUA, declarou guerra a seu mais novo concorrente: o jornal Hoy. O Hoy, publicado pela Tribune Co., já existia em Nova York e Chicago. Esta nova edição foi feita especialmente para ser veiculada em Los Angeles.
A Tribune Co., que já foi acionista do La Opinion, também é dona do Los Angeles Times. A investida da empresa no mercado de língua hispânica significou uma ameaça para a família Lozano, dona do La Opinion. Em um contra-ataque surpreendente, eles gastaram mais de US$ 750 mil em uma campanha publicitária que será veiculada em outdoors, ônibus, programas de rádio e anúncios para a televisão.
Em outra frente de ataque, a família Lozano juntou suas forças com os donos do El Diario / La Prensa, de Nova York. Em janeiro, o grupo anunciou seus planos de fundar uma cadeia nacional de jornais de língua hispânica chamada ImpreMedia.
O La Opinion tem uma circulação de 124.692 exemplares diários. A circulação do Hoy de Los Angeles, tablóide que será veiculado de segunda a sexta-feira, só poderá ser calculada e divulgada em seis meses.
Segundo o analista de mídia John Morton, a guerra dos jornais por circulação é, em sua grande maioria, coisa do passado entre as publicações de língua inglesa nos EUA. Em cidades que possuem mais de um grande jornal, os donos tentam focar seus veículos em públicos diferentes, em vez de lutar por um único tipo de leitor. A competição para conquistar o público de língua hispânica em Nova York e Miami – e agora em Los Angeles – tem feito do mercado de jornais deste gênero um verdadeiro campo de batalha, concluiu Morton. Com informações de Roger Vincent [Los Angeles Times, 2/3/04].