Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Jornal criticado por discriminar negros

O semanário AsianWeek, publicação gratuita de São Francisco que se autodenomina ‘a voz da América asiática’, enfrenta críticas de racismo de seu próprio público-alvo por ter publicado, na semana passada, uma coluna com o título ‘Eu odeio negros’. O artigo foi retirado do sítio do jornal, mas a edição impressa, de propriedade da família chino-americana Fang, ainda estava disponível nas ruas da cidade esta semana.


Na coluna, o colaborador Kenneth Eng listou ‘razões’ para discriminar os afro-americanos. A comunidade asiática reagiu imediatamente ao artigo. ‘O ódio é baseado na ignorância e é muito similar às ações da KKK contra os afrodescendentes’, opinou Henry Der, diretor há 22 anos da entidade Chinese for Affirmative Action (Chineses pela Ação Afirmativa). ‘O que me preocupa é o AsianWeek publicar um artigo totalmente fora de contexto’.


O presidente da Associação para o Progresso de Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês) de São Francisco, Amos Brown, ficou chocado com a publicação. ‘Estou surpreso que os Fangs, que estiveram supostamente envolvidos em debate inter-raciais, publiquem algo do tipo. Não podemos tolerar isto’, disse. Membros da família são proprietários de diversas publicações locais.


Polêmico


Eng começou a escrever para o AsianWeek em novembro do ano passado. Não é a primeira vez que ele aborda o tema – em 2004, ele publicou artigo sobre racismo contra afrodescendentes em uma revista online e, no próprio AsianWeek, já assinou uma coluna intitulada ‘Por que eu odeio asiáticos’, na qual descreveu os asiático-americanos como apáticos e sem orgulho cultural.


Ainda na semana passada, começou a circular uma petição exigindo que a publicação se desculpe, cesse suas relações com Eng, imprima um editorial criticando a coluna e revise sua política editorial. Esta semana, o AsianWeek, com tiragem de 48.505 cópias, afirmou que ‘lamenta profundamente qualquer ofensa causada pelo artigo de opinião que reflete o ponto de vista do autor. O AsianWeek tem grande respeito por tudo o que a comunidade afro-americana fez pelos asiático-americanos’. Informações de Leslie Fulbright, [San Francisco Chronicle, 27/2/06].