Fato raro no universo sindical, mesmo para uma instituição de jornalistas, o Unidade, órgão oficial e principal veículo de divulgação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, chega neste mês de setembro à sua 300ª edição.
Criado em agosto de 1975, na diretoria então presidida por Audálio Dantas, hoje vice-presidente da ABI e presidente da representação em São Paulo da entidade, o jornal, após um período em que circulou esporadicamente, ganhou, em 1991, periodicidade mensal e desde então chega regularmente às casas dos mais de 5 mil associados na primeira quinzena de cada mês, exceto nas passagens de ano, quando tira uma edição bimestral.
A coluna mais antiga, que nasceu no mesmo ano de 1991, é a Moagem, com o vaivém dos profissionais paulistas, criada na gestão de José Hamilton Ribeiro e Antônio Carlos Fon, que deu origem ao boletim Jornalistas&Cia.
A redação do Unidade, que nos primeiros tempos era assumida de forma colaborativa por alguns associados, hoje funciona de forma estruturada, com Rubens Chiri (diretor responsável), Solange do Espírito Santo (editora) e Evelize Pacheco e Fernando de Santis (repórteres); a diagramação é de Vagner Facuri de Oliveira. O jornal pode ser lido em formato pdf (inclusive edições anteriores) no sítio do sindicato.