A Fundación para um Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) foi criada em 1994 pelo jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez, a partir de seu desejo de compartilhar vivências e estimular a vocação de jovens repórteres, assim como de sua convicção na eficácia do método de aprendizagem em oficinas práticas e participativas, em que mestres podem discutir com seus pupilos a carpintaria do ofício.
O projeto central da fundação é o Taller de Periodismo Iberoamericano – Oficina de Jornalismo Ibero-americano. Entre os patrocinadores estão a UNESCO e o BID. Entre os mestres, encontram-se dois brasileiros: Geraldinho Vieira e Rosental Calmon Alves.
Os programas e cursos dispostos no sítio, no entanto, são voltados quase com exclusividade a jornalistas colombianos, uma vez que os projetos centrais ocorrem em Cartagena ou Bogotá.
Mesmo assim, há pequeno espaço para divulgação de outros eventos de jornalismo latino-americanos, e a visita vale, principalmente, para ler artigos sobre jornalismo de Gabriel García Márquez, Tomas Eloy Martinez e outros mestres. Ainda na biblioteca, pode-se ler relatórios de workshops já realizados, textos sobre a FNPI publicados da mídia e notícias sobre a fundação e sobre jornalismo em geral. Em espanhol.