Friday, 27 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Jornalismo, política, crime, ética e sexo

A notíciaé quentee cheia de nuances. Após Dominique Strauss-Kahn cair em desgraça, a jovem e bela jornalista Tristane Banon disse à imprensa que ele tentou estuprá-la. Informou que, na época, sua mãe, uma vereadora socialista, convenceu-a a não denunciar o fato.

A função dos jornalistas é noticiar fatos relevantes. O que pode ser mais relevante que um crime cometido por um político proeminente? Apesar de sua profissão, Tristane Banon não noticiou o crime. Se tivesse denunciado a tentativa de estupro quando ocorreu, certamente Dominique Strauss-Kahn teria caído em desgraça antes de cometer o novo crime, pelo qual foi algemado e enjaulado.

A jornalista parece inclinada a denunciar DSK somente agora. Sua conduta, do ponto de vista jurídico, não chega a ser anti-jurídica. A vítima deste tipo de crime pode denunciar o fato a qualquer tempo, desde que o faça dentro do prazo prescricional. Além disto, a vítima pode ser punida em razão de não ter feito isto no momento em que o crime ocorreu. Mas o mesmo não se pode dizer de quem a convenceu a silenciar. Acobertar um crime para tirar algum tipo de proveito próprio também é considerado crime em alguns países. Portanto, ao denunciar DSK a jornalista Tristane Banon pode acabar colocando a mãe na mira das autoridades judiciárias.

Um modelo do que não se deve fazer

Em razão de um instinto primordial, pré-racional e animal, toda mãe defende sua prole. Mas a mãe de Tristane Banon parece ter colocado seus interesses pessoais e político-partidários acima de qualquer outra coisa. E foi assim que a vereadora Anne Mansouret, obrigada a preservar os interesses dos seus eleitores (e que, em tese, também tem um compromisso com a humanidade e com os valores humanísticos em razão de ser socialista), colaborou para que uma outra mãe visse a filha vitimada pelo Casanova francês. Mesmo que não tenha cometido um crime, sua conduta foi extremamente anti-ética. Seu futuro político certamente será prejudicado por causa de uma escolha aparentemente fácil e vantajosa à época em que DSK atacou Tristane Banon.

Esta é uma história exemplar. Um modelo perfeito do que não se deve fazer em casos semelhantes.

******

Advogado, Osasco, SP