Allen Lee é o terceiro radialista pró-democracia que pede demissão em Hong Kong devido a pressões da China. No dia 19/5, o apresentador e político afirmou que deixava seu cargo porque as pressões estavam limitando sua liberdade de expressão. Lee também abandonou sua cadeira no Congresso. Legisladores pró-democracia reclamaram de perseguição e manipulação de votos nas eleições que devem ocorrer em 12/9/04.
A série de incidentes, segundo Keith Bradsher [The New York Times, 20/5/04], levou o governo de Hong Kong a prometer proteção pelas liberdades individuais.
Boicote aos EUA
Cinéfilos chineses talvez terão de esperar um pouco mais pelas novas aventuras do Homem Aranha, Shrek e Harry Potter. Os lançamentos deverão sofrer atraso com a suspensão de filmes importados em julho. Segundo os distribuidores de filme, a medida faz parte de uma campanha para proteger a indústria cinematográfica local.
O argumento, porém, não convence completamente. O boicote a filmes americanos ocorreu logo após o recente reforço do controle ideológico sobre a televisão, ordenando que as celebridades fossem mais discretas com suas roupas e linguagem, e que as emissoras descartassem programas importados inadequados ao ‘sistema social’ e às ‘condições nacionais’ da China. Com informações de Elaine Kurtenbach [AP, 19/5].