Wednesday, 25 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Jornalistas podem ter cidadania cassada na Venezuela

A Assembléia Nacional da Venezuela decidiu cassar a cidadania de quatro jornalistas e um executivo de mídia do país. Motivo alegado pelo governo: traição à pátria; motivo real: oposição ao governo do presidente Hugo Chávez.

A Associação Inter Americana de Imprensa (IAPA) condenou a medida, que considera um sério ataque à liberdade de imprensa. O presidente do Comitê de Liberdade de Imprensa e Informação da IAPA, Rafael Molina, afirmou que ela ‘não viola apenas princípios de liberdade de imprensa e acordos internacionais, mas também preceitos constitucionais que estipulam que pessoas nascidas na Venezuela não podem ter sua cidadania cassada’.

A referência é feita a dois dos envolvidos na medida: o magnata de mídia Gustavo Cisneros, dono da rede de TV Venevision, e o jornalista Napoleón Bravo, ambos venezuelanos. Os outros atingidos são três jornalistas naturalizados venezuelanos: a espanhola Marta Colomina, o uruguaio Norberto Maza e o cubano Robert Alonso. Informações de Inter American Press Association [14/5/04].