Na abertura do I Encontro Latino-americano Raízes da América – Cultura de Resistência, dia 25 de novembro, no Rio de Janeiro, os jornalistas Fausto Wolf , Mário Augusto Jakobskind e Maria Luiza Franco lançam, respectivamente, Imprensa Livre , América que não está na mídia e Ensaio sobre a pergunta – uma teoria da prática jornalística.
Imprensa Livre, de Fausto Wolf, trata da expectativa gerada pela eleição de Lula e da realidade praticada pelo líder operário quando chega ao poder. América que não está na mídia, de Mário Augusto, fala de uma América Latina quase desconhecida pelo grande público e que os meios de comunicação não cobrem, e Ensaio sobre a pergunta – uma teoria da prática jornalística, de Maria Luiza Franco, abre para uma perspectiva crítica do fazer jornalístico.
O I Encontro Latino-americano Raízes da América-Cultura de Resistência será aberto no dias 25 de novembro às 19 horas e continuará no sábado, 26 de novembro, a partir das 9 horas da manhã, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), rua Araújo Porto Alegre, 71. O encerramento do Encontro, a partir das 19 horas, contará com show de samba de raiz e música latino-americana.
O Encontro, o primeiro do gênero organizado pela área sindical do Rio de Janeiro, reunirá pensadores da América Latina para debater sobre a resistência à industria cultural globalizada, analisar a construção de identidades culturais na América Latina e refletir sobre as formas alternativas de comunicação e organização dos movimentos sociais.
Participam dos debates Orlando Senna, diretor do Departamento de Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, a antropóloga Christian Valles, do Ministério da Cultura da República Bolivariana da Venezuela, , o sociólogo Theotônio dos Santos, o cientista político Emir Sader, o correspondente da agência cubana Prensa Latina, Abel Sardiña, o cineasta Silvio Tendler, a jornalista Beatriz Bíssio, o jornalista Mário Augusto Jakobskind, e Cláudio Salles, da rádio comunitária Pop Goiaba.
O I Encontro Latino-americano Raízes da América – Cultura de Resistência será encerrado com show dos grupos Raízes da América, de música latino-americana, e Batifundo, de samba de raiz, com participação de Monarco e Darcy da Mangueira. O coral da ASA
(Associação Scholem Aleichim) e o grupo de dança popular Pé de Chinelo vão se apresentar na abertura e ao longo da programação, na sexta-feira e no sábado.
As inscrições para o I Encontro Latino Americano Raízes da América – Cultura
de Resistência podem ser feitas no Sisejufe-RJ, na Avenida Presidente Vargas 509 – 11º andar, ou pelo telefone (21)2232.1004 com Sula e Simone. Informações com o diretor Roberto Ponciano (21) 9429-8967.