O diário francês Le Monde estreou na segunda-feira (7/11) um novo formato com mais fotos, mais cores e menos texto. O projeto gráfico levou nove meses para ser concluído e tem como objetivo diminuir a queda na circulação sofrida pelo jornal nos últimos três anos. O Monde já havia mudado para o formato berliner em 1989.
Com a nova mudança, o jornal perdeu seu formato austero e suas colunas inteiras e pesadas de texto, adotando uma aparência mais arejada e leve. A novidade mais perceptível é a adição de uma grande fotografia colorida na capa. Gráficos para ilustrar as matérias também serão adotados.
Tempos difíceis
A queda na circulação atinge não apenas o Monde, mas toda a imprensa francesa. Com fortes sindicatos de imprensa e altos custos de produção, os jornais franceses vêm sendo particularmente atingidos pela distribuição de jornais gratuitos e pela migração dos leitores para a internet.
Patrick Jarreau, um dos editores do Monde, afirmou que o objetivo do novo projeto gráfico é justamente frear a perda de leitores. ‘A última reforma gráfica foi feita há dez anos e estava ficando desatualizada. Ainda existem alguns leitores tradicionais que gostam da austeridade de um jornal que não tenta seduzi-los com fotos na capa, mas este tipo de jornal não sobrevive mais no mercado’, ressaltou.
O publisher do Monde, Jean-Marie Colombani, afirmou que o novo formato faz parte de um esforço para ‘adaptar e renovar o contato com nossos leitores, respondendo às suas críticas, reprovações e desejos’. Informações de Kim Willsher [The Guardian, 8/11/05] e Doreen Carvajal [International Herald Tribune, 8/11/05].