Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mães de solteiros escolhem noras em reality show

Ficar confinado em uma casa cercada por câmeras, como no Big Brother Brasil, é fichinha perto do novo reality show italiano La Sposa Perfetta (Noiva Perfeita), onde as mães de cinco homens solteiros têm que escolher a mulher ideal para cada um deles. Exibido pela emissora estatal RAI, o programa foi massacrado pela crítica, que o acusa de ter levado o conceito de reality show a novos níveis de banalidade.


No primeiro episódio, as ‘mammas’ – que são chamadas apenas pelo primeiro nome, como Mamma Rosa ou Mamma Emanuella – entrevistaram 18 candidatas ao posto de esposas perfeitas para seus já crescidos pimpolhos. A partir daí, as mães terão que morar em uma casa ao estilo Big Brother junto com suas potenciais noras para avaliar como elas se comportam nas tarefas domésticas. Os telespectadores poderão votar para eliminar as candidatas que não agradarem.


Segundo Robin Pomeroy [Reuters, 6/4/07], ‘em um país onde é normal que homens solteiros morem com os pais depois dos 30 e onde ‘mamma mia!’ é uma expressão comum, a figura da mãe italiana é reverenciada pela sociedade e também temida por namoradas e esposas’.


Ultrapassado


Para se ter uma idéia do que trata o programa, basta olhar o depoimento de Mamma Teresa, uma das participantes. No sítio do La Sposa Perfetta, ela conta que procura uma ‘garota simples, inteligente e de classe’ para seu filho Claudio. ‘Eu gostaria de alguém que não seja tão ostentosa e que saiba como cuidar da família’, afirma. Já Claudio, segundo sua mamma, é ‘uma pessoa realmente competente e muito carinhosa com a família’, mas que sofre de um terrível defeito: ‘Ele tem muitas namoradas!’.


Para os críticos de TV italianos, o programa explora o estereótipo da mãe superprotetora. ‘É a mais grandiosa, caricatural e corrosiva destruição da imagem da mamma italiana’, afirmou o jornal Corriere della Sera. Para o diário La Repubblica, La Sposa Perfetta traz um ponto de vista ultrapassado do papel das mulheres na sociedade.