O magnata Rupert Murdoch, presidente da News Corporation, havia descrito uma vez que o lucro da imprensa com classificados era como ‘rios de ouro’. Sua posição agora é outra. ‘Algumas vezes os rios secam’, afirma. Murdoch prevê o fim dos anúncios classificados, na medida em que eles migram para a rede e que a circulação dos jornais diminui.
‘Não conheço ninguém abaixo dos 30 anos que alguma vez leu algum anúncio de classificados em um jornal’, diz ele. Com a circulação dos diários em queda no Reino Unido e nos EUA – uma vez que novas gerações estão usando a internet para ter acesso a notícias –, o lucro com anúncios também cai, especialmente de classificados.
Murdoch, que é proprietário do jornal americano New York Post, indicou as estratégias editoriais dos jornais americanos como responsáveis por seus problemas financeiros. O empresário também criticou os jornais do Reino Unido – ele é dono de títulos britânicos como o Sun, o Sunday Times, o News of The World e o Times.
Murdoch é contra a estratégia de alguns diários de distribuir DVDs e CDs gratuitamente para aumentar as vendas. ‘As pessoas compram o jornal, pegam o DVD e jogam fora o jornal. Estes jornais têm de parar com isso’, disparou o magnata. Informações de Andrew Edgecliffe-Johnson [The Financial Times, 24/11/05] e da Reuters [24/11/05].