Nenhuma companhia conseguiu, até hoje, lucrar no mercado de TV paga na Itália. O magnata Rupert Murdoch está prestes a inverter essa situação, com sua companhia de TV por satélite Sky Italia, afirma Eric Sylvers [The New York Times, 24/3/04]
Murdoch, que controla a News Corporation, construiu um império mundial de mídia ao longo dos anos. A Sky Italia é o produto de uma fusão de duas extintas emissoras de TV por satélite italianas e representa, hoje, a única companhia de TV paga no país. Com um pouco mais de um ano e meio de funcionamento, a longa sobrevivência da companhia ainda não é garantida, afirmam analistas e especialistas da indústria.
A Sky Italia estreou com 1,9 milhão de clientes. O objetivo é que estes assinantes, provenientes das duas companhias extintas, cheguem a 2,8 milhões no fim de 2004 e a 2,5 milhões no fim de 2006, segundo anunciou Murdoch por ocasião do lançamento da companhia, em outubro de 2002. O empresário também previu lucro para 2005. Hoje, a Sky Italia já contabiliza mais de 2,5 milhões de assinantes.
O mercado para TV a cabo na Itália é quase inexistente; apenas 12% dos lares italianos que possuem aparelhos de televisão têm acesso à programação paga em transmissões por satélite, de acordo com a Auditel, empresa que monitora o mercado italiano.
Desta maneira, a competição pelo mercado é morna, mas está prestes a esquentar. Com a chegada de uma nova tecnologia, chamada de digital terrestre, o monopólio da Sky Italia em transmissão por satélite pode estar ameaçado.
O sistema digital terrestre possibilita a transmissão de programação digital utilizando antenas colocadas no solo. Ele permitirá que dezenas de canais de TV sejam transmitidas por companhias que não possuem satélites próprios. A implantação da tecnologia mudará a situação atual do mercado de TV paga no país e criará competidores para a Sky Italia.
A tecnologia digital terrestre só será introduzida no país em 2006, mas sua implantação definitiva deve levar mais alguns anos, já que o sistema ainda está em fase de testes. Enquanto as novas ‘ameaças’ não chegam, a Sky Italia continua competindo com as duas maiores companhias de TV da Itália: a emissora estatal RAI e os canais do conglomerado de mídia Mediaset, controlado pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Entretanto, RAI e Mediaset, que juntas respondem por mais de 90% do mercado de TV comercial italiano, não têm enfrentado a Sky Italia com muito ímpeto. Com a implantação do novo sistema digital terrestre, as duas empresas poderão aumentar seu número de canais. Espera-se que, assim, elas entrem de vez na competição.