À primeira vista, o novo contrato do USA Today parece animador para os fotógrafos freelancers do diário, pois prevê aumento de US$ 100 em suas diárias, totalizando US$ 375. Há, porém, um detalhe: o jornal pede em troca o direito de usar, para sempre, as fotos em qualquer mídia do grupo Gannet – e isto inclui o sítio do USA Today, 90 jornais, 23 emissoras de TV, 130 páginas de internet e centenas de outras publicações.
Pelo contrato antigo, os freelancers recebiam mais US$ 100 quando suas fotos eram publicadas no sítio do USA Today e entre US$ 50 e US$ 200 cada vez que uma foto era republicada no jornal. Já pelo novo acordo não são pagas taxas extras por uso na rede ou por reimpressão de fotos. Como antes, os fotógrafos detêm os direitos autorais e podem licenciar as imagens para outros veículos após um período de exclusividade – que agora é de 30 dias, e não mais de 60.
Multiplataforma
A Gannet não é a primeira empresa a mudar contratos neste sentido. O mesmo já foi feito pela Nielsen Business Media, proprietária da revista Photo District News. O objetivo das companhias de mídia é tornar o conteúdo dos impressos disponível em formatos eletrônicos, incluindo sítios e aparelhos móveis. ‘Nosso novo acordo reflete o mundo das multiplataformas’, afirma Frank Folwell, subchefe de redação que cuida de fotografias e gráficos no USA Today.
Alguns fotógrafos não gostaram das mudanças e já avisaram ao USA Today que não assinarão o novo contrato, que passou a valer no dia 1º de abril. Para Mark Loundy, fotojornalista e editor multimídia, o diário está ‘dando passos para trás’. ‘A indústria jornalística quer ter controle sobre os freelancers, mas sem dar a eles segurança ou benefícios’, resume. Informações de Daryl Lang [Photo District News, 2/4/07].