A relação mídia regional e desenvolvimento local vem recebendo novos olhares e análises de diversos estudiosos que possibilitam através de suas pesquisas o aprofundamento do tema buscando caminhos que possam atender à necessidade que existe de explorar as potencialidades regionais.
Relacionada diretamente a reflexões e estudos cada vez mais recorrentes ao processo de globalização vivenciado atualmente, a apreciação da mídia regional em relação ao desenvolvimento local se apresenta como fundamental para o processo de fortalecimento das identidades culturais locais, evidenciando assim uma maior necessidade de compreensão do papel das mídias em todo o território nacional.
Nos grandes meios de comunicação, notícia é sinônimo de grandes acontecimentos, de fatos que causam grande preocupação e interesse da maior fatia da população. No noticiário local essas informações também se fazem importantes, mas o diferencial da mídia regional é divulgar as características peculiares da localidade. Por isso, fatos que para as grandes empresas midiáticas seriam dispensáveis, para o jornalismo interiorano se torna fundamentalmente necessário ao seu trabalho.
As preocupações da sociedade local
É essa realidade que possibilita o desenvolvimento da comunidade, desde que haja um jornalismo com responsabilidade e seriedade. Essa idealização deve persistir no trabalho desenvolvido nos jornais interioranos e reafirmar sempre seu compromisso em ajudar a comunidade e divulgar sua realidade. A mídia local de forma alguma pode esquecer de mostrar as singularidades regionais.
É preciso ressaltar que o próprio conceito de desenvolvimento também vem sendo submetido a reformulações e tendências contemporâneas em um cenário marcado pela modernização/globalização da economia, da cultura, da informação e de tantas outras variáveis que cotidianamente interferem no processo de construção de novas formas de conhecimento e de interação na sociedade.
O interesse maior da mídia regional é atender as necessidades que preocupam a sociedade local. Assuntos referentes ao desenvolvimento da sua cidade ou região e da população, como investimento em saúde, polícia, obras na cidade, como também matérias denunciativas, que alertam o leitor, são comuns em jornais locais.
Garantir o pronunciamento popular
O jornalismo interiorano tem por dever, ou pelo menos deveria ter o compromisso em divulgar os interesses locais, suas reivindicações, sua cultura, suas manifestações populares, seu folclore, seus costumes, e dessa forma auxiliar no processo de desenvolvimento social da região.
Se de fato o jornal trabalha pensando em atuar com responsabilidade e em manter um nível ético e de compromisso com a comunidade isso irá refletir diretamente e de forma positiva no desenvolvimento regional a qual a mídia se faz presente e se inclui como um dos principais setores da sociedade responsáveis em garantir o pronunciamento popular e lutar junto com a comunidade por melhorias sociais.
******
Jornalista, Campina Grande, PB