Sunday, 22 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

O futuro do jornalismo é pesquisar o futuro

Nada de previsões apocalípticas ou projeções engessadas com confetes coloridos e efeitos especiais no melhor estilo cinematográfico. O futuro do jornalismo não será como atualmente o conhecemos. O futuro do jornalismo será estruturado em um único e exclusivo fator: inovação. Como conseguir inovação necessária para um impacto relevante? Com muito estudo e, principalmente, tempo de estudo.

O futuro do jornalismo será baseado na pesquisa frenética de como o jornalismo poderá mudar ainda mais a vida das pessoas. A produção de conhecimento atingiu um patamar nunca antes imaginado pelo homem e terá um cenário muito mais fácil de ser mensurado e imaginado, porém muito complexo para ser descrito nos dias de hoje.

A imprensa não migrará para o universo digital; ela criará seus próprios caminhos e trilhas. O que deve ser feito é interromper o pensamento que cerca as mídias informativas – que se restringe apenas na busca incessante de novos modelos de receita – e focar na criação de novos produtos, serviços, conteúdos e, primordialmente, novos formatos.

O jornalismo deve mudar, mas não deve comprometer seus valores e princípios. Confiamos e gostamos de redes e mídias sociais, mas quando o assunto é credibilidade da informação, o consumidor de notícias ainda checa a veracidade nos meios tradicionais. O jornal impresso é responsável por 50% das notícias relevantes que são divulgadas na mídia, e não será a web 2.0 que destruirá todo esse sistema de confiabilidade.

O resto é consequência

No futuro, não haverá mais uma distinção tão ampla entre impresso, rádio, TV ou internet. O jornalismo será parte de um grande meio intitulado mídia jornalística. O jornalismo será um só, feito por muitos e compartilhado para todos. A imprensa criará modelos inovadores de pacotes, conteúdos e distribuição, utilizando massivamente o audiovisual como fórmula base. Não vamos mais querer apenas ler, assistir ou ouvir. Vamos querer fazer tudo ao mesmo tempo e, é claro, com uma interação mídia-público nunca antes imaginada.

O investimento em pesquisa se fundamenta na medida em que, em um curto período de tempo, haverá uma colossal descentralização do conteúdo, que passará a ter mais participação do leitor e uma queda acentuada na relevância das grandes grifes jornalísticas. O conteúdo que era caro e restrito aos gigantes da mídia, hoje é acessível e de fácil usabilidade quanto à sua criação. Não seria demais, até, arriscar dizer que o YouTube é maior do que a BBC ou a CNN. São novos tempos e o jornalismo precisa se adaptar.

Adaptação, aliás, que só virá com investimento em pesquisa, gerando, assim, uma possibilidade real de mudanças. Novos players serão criados, os conteúdos terão disponibilidades irrestritas e adaptáveis em praticamente qualquer mídia que ainda virá por existir.

O futuro do jornalismo se baseia única e exclusivamente em estudar seu próprio futuro. Faça algo incrivelmente simples que você não precisará criar modelos mirabolantes e nem projetar visões alucinadas sobre determinado assunto. Faça o jornalismo ser o jornalismo; o resto é só consequência.

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Jornalista, blogueiro, pós-graduado em Assessoria de Imprensa, Gestão da Comunicação e Marketing e pós-graduando em Política e Sociedade no Brasil Contemporâneo, São Paulo, SP