Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O Globo, a propaganda e a moral do capital

Segue abaixo cópia de e-mail enviado ao jornal O Globo. Acho que o tema merece discussão e ninguém melhor que o OI para fomentá-la.

No dia 14/9/06, no jornal O Globo, fomos presenteados com duas páginas que demonstram como a ética jornalística tem os dias contados na grande imprensa. Ao lado de matérias que contam tragédias causadas por bebida e direção (ainda no vácuo da cobertura da morte de cinco adolescentes na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro), uma propaganda chama a atenção: um carro de Fórmula 1 da McLaren vendendo Black Label [imagens abaixo].

A propaganda, é óbvio, se aproveita da situação, mas é muito mais que isso. A começar pela idéia criativa da agência (Neogama/BBH), que encontrou eco no mídia que agendou esse espaço. Passa pela pessoa que diagramou a página e encontra responsabilidade no editor que aprovou tal aberração editorial. Ninguém foi capaz de impedir que isso fosse publicado. Se duvidar, acharam genial!

É uma crise conceitual do papel do meio de informação na sociedade. É se aproveitar da morte de cinco jovens para vender bebida e F1 na televisão aos domingos.

******

Jornalista, Rio de Janeiro