O jornalista brasileiro Caio Blinder tem insistido em criticar Obama em razão dele reagir à campanha republicana da Fox News (ver aqui, aqui e aqui).
É curioso ver como atua o corporativismo jornalístico. Quando alguns jornalistas batem nos políticos, os outros aplaudem. Mas quando alguns partisans ou chetniks disfarçados de jornalistas levam pancadas dos políticos, os outros jornalistas ficam arrepiados. A liberdade de imprensa é um valor constitucional como qualquer outro. Não está nem acima nem abaixo de outros valores constitucionais. E, como qualquer outro valor constitucional, a liberdade de imprensa também tem limites e não deve ser distorcida pelos jornalistas. Liberdade de imprensa não é desculpa para a partidarização da mídia.
Caio Blinder pode escrever milhões de linhas para defender a Fox. Mas isto não demonstrará sua isenção e compromisso com a liberdade de imprensa, apenas reforçará seu corporativismo. Além disto, para mim Obama só merece ser censurado por um motivo: ele está batendo leve e devagar na Fox. Obama poderia ser mais duro e mais rápido. Se ele enterrar a Fox de cabeça para baixo numa montanha de lixo empresarial fará um bem a democracia americana e ajudará a pacificar o mundo ao reduzir a influência belicosa dos republicanos na política externa dos EUA.
******
Advogado, Osasco, SP