Um anúncio da revista americana Newsweek publicado no New York Times trazia uma idéia no mínimo inusitada: prometia edições livres de anúncios de cigarros para leitores que não fumam, estão tentando parar de fumar ou têm pavor a cigarro. No aviso, a Newsweek afirmava que quer demonstrar seu ‘compromisso com a saúde dos leitores’ e informava um número telefônico para que os exemplares sem propagandas ligadas à indústria do tabaco pudessem ser solicitados.
Mas havia algo estranho na peça, afirma Maria Aspan em artigo no New York Times [5/2/07]. Uma frase dizia que ‘A Newsweek Inc…’, quando a revista, na verdade, é publicada pela Washington Post Company. O número fornecido era realmente da Newsweek, mas não do atendimento ao leitor, e sim do programa de educação da revista.
Com um pouco mais de olhar atento, via-se no pé do anúncio os logos de duas organizações americanas contra o fumo: a Tobacco Action Coalition of Long Island e a NYC Coalition for a Smoke-Free City. Bingo. A peça não foi colocada pela Newsweek, mas faz parte de uma campanha das duas organizações com verba do Departamento de Saúde do Estado de Nova York.
Escola sem cigarro
Segundo representantes das organizações, o anúncio é uma extensão de uma campanha anterior para eliminar publicidade relacionada a tabaco das escolas estaduais de Nova York. Por um programa iniciado em 2003 pelo então procurador-geral Eliot Spitzer, todas as peças publicitárias de cigarros foram removidas de versões da Newsweek, Time e U.S. News and World Report que eram enviadas a escolas. A Newsweek teria sido a única das publicações a oferecer a versão livre de tabaco para o público em geral, afirmaram os representantes.
Por mais que a intenção da revista seja boa, não era seu objetivo lançar uma campanha para disponibilizar aos leitores a opção ‘sem fumaça’. ‘A Newsweek não publicou o anúncio’, afirmou uma porta-voz da revista. Ela confirmou, entretanto, que o programa de educação já forneceu edições sem propaganda de cigarro para estudantes e professores. ‘Nós temos e podemos fornecer tais edições para qualquer assinante que nos contate e as solicite’, completou.