Os jogos Pan-Americanos trouxeram uma mistura de emoção, garra e orgulho de sermos brasileiros, a nós, espectadores assíduos desse evento marcante para o país. Acompanhar os talentosos atletas do Brasil na TV, sem dúvida, foi o que a grande população fez nas últimas semanas. E valeu a pena.
Os jogos Pan-Americanos estão acabando e as férias escolares também. Mas a vontade de ter mais um pouco dos dois é imensa. Semana que vem o processo cíclico rotineiro volta a nos envolver. Agora só nos resta aguardar o sucesso do Brasil nas próximas férias de julho. E que venham as Olimpíadas de Pequim.
A Rede Globo, com toda a sua superestrutura, fez uma cobertura durante toda a programação, mas, claro, sem alterar sua grade fixa noturna (entre as 18 e 22h). Em alguns horários levou um belo furo, como se diz no meio jornalístico, por deixar de transmitir alguns jogos do Brasil para não mexer na programação do horário. Como exemplo, a primeira medalha brasileira, conquistada em um domingo, quando só a TV Band transmitiu na íntegra e ao vivo. Já a Globo ficou com o enfadonho Domingão do Faustão.
Estratégias de audiência
Falando em Band, essa emissora merece parabéns pela cobertura sensacional. Com menos recursos que a poderosa Globo, foi a emissora que mais transmitiu os jogos do Pan, além de programas especiais e uma equipe diversificada e permanentemente antenada. A Record também fez uma boa cobertura, como era de se esperar; foi bastante anunciado, investiu muito na cobertura e teve bons resultados na audiência. Vale destacar, pelo que acompanhei das três emissoras, que o áudio da Band, em diversos momentos, estava bem melhor que o da Globo, na abertura do Pan. Já a Record se destacou pelas imagens diferenciadas.
Ponto negativo para a Rede TV e o SBT. Com uma cobertura fria, apenas nos telejornais, não demonstraram grande interesse por um evento tão importante como esse para o Brasil. Estratégias de audiência à parte, foi uma pena o ocorrido. Principalmente pelo SBT, que vem perdendo gradativamente sua audiência e, claro, seus telespectadores para a Record. Poderia, nesse momento, ter investido no evento e reconquistado seu público.
******
Estudante de jornalismo da Unicap, Recife, PE