Tuesday, 24 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Para aperfeiçoar a democracia

[do release de divulgação do curso]

A Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, de São Paulo, propõe à sociedade uma reflexão sobre o exercício das atividades em comunicação pública no país. As dimensões específicas desta formação – essenciais em sociedades democráticas, constituem fator central para a consolidação de processos de participação e de fiscalização popular. Processos que até agora têm se revelado através de programas de Comunicação Social, que em sua grande maioria são concebidos por profissionais de publicidade comercial e do jornalismo. Percebendo a carência de formação especificamente voltada para uma área bastante valorizada em países como a Inglaterra, França e Alemanha, a ESPM lança sua pós-graduação em Comunicação Pública, lato sensu, que vem suprir a necessidade de uma formação específica para o setor.

Esta iniciativa da ESPM, consciente das exigências contemporâneas de participação e cidadania, representa mais uma etapa para o aperfeiçoamento da nossa democracia. A Pós-Graduação em Comunicação Pública da ESPM habilita o profissional de comunicação a integrar o conhecimento técnico aprofundado a uma consciência clara de exigências contemporâneas de participação e cidadania, tornando-o não só um profissional capacitado, mas também importante instrumento no aperfeiçoamento do exercício da democracia brasileira.

De acordo com Vladmir Safatle, coordenador desta pós-graduação, não se trata de um curso de marketing político em época eleitoral, mas de uma ação de formação de quadros aptos a atuar de maneira adequada no universo da Comunicação Pública, capacitados para a articulação do conhecimento técnico aprofundado dos meios e com uma consciência clara da agenda e dos desafios desse campo.

O curso é voltado para profissionais que integram quadros gerenciais superiores das diversas esferas de governo federal, estaduais e municipais, e propicia a abertura de novas perspectivas de carreira para executivos e especialistas de comunicação atuantes em autarquias, empresas estatais e agências de comunicação; e para jornalistas interessados em atuar nesse setor. Ministrado por professores da ESPM e convidados, apresenta as práticas mais recentes de planejamento estratégico e de administração da comunicação voltada à esfera pública. Incorpora, com exclusividade, a experiência desenvolvida pelos melhores cursos similares do exterior, fornecendo ao aluno os fundamentos teóricos para a compreensão da complexidade de questões como: a relação entre Estado/sociedade civil e entre Estado/mídia; a necessidade de ética e transparência na comunicação pública; a comunicação como elemento fundamental de mediação e reconhecimento social; ea estrutura do mercado brasileiro de mídia, entre outros.

O programa está dividido em dez módulos: Estado, Governo e Sociedade; O Cidadão como Parceiro do Estado; Estado e Estratégias de Comunicação Pública; Estudo da Mídia Brasileira; Comunicação e Cultura nas Organizações Públicas; Administração de Sistemas Integrados de Comunicação Pública; Mobilização e Propaganda Ideológica de Estado; Planejamento e Implementação de Campanhas Publicitárias Sociais; Gerenciamento de Crise na Comunicação Pública e Palestras e discussão de casos com orientação de profissionais do mercado.

O coordenador do curso, Vladimir Safatle, é doutor em Filosofia pela Universidade de Paris VIII; professor de graduação e mestrado; e encarregado de curso no Collége Internacional de Philosophie – Paris.