O Washington Post deu início esta semana à publicação de um livro de ficção em seu sítio de internet. Em um projeto em parceria com a editora digital Lulu Inc., o jornalão americano divulgará em capítulos o romance de estréia do repórter da editoria de negócios David Hilzenrath. Jezebel´s Tomb, passado no Oriente Médio, conta a história de um jornalista que investiga um bombardeio e tenta encontrar um misterioso documento de dois mil anos atrás que pode conter um perigoso segredo.
O texto completo tem 412 páginas, que serão colocadas no sítio do jornal por capítulos às segundas e quintas-feiras. A primeira parte já se encontra online. Para quem não gosta de esperar, há a opção de comprar o livro, que, sob encomenda, sai por US$ 18,95. Os lucros serão divididos entre a editora, o Post e o autor.
Inovação de conteúdo
Esta é a primeira investida do sítio do Post em literatura de ficção. Até então, a página hospedava textos jornalísticos do Post impresso, da revista Slate e de serviços online de notícias. O projeto segue a tendência de sítios jornalísticos, que têm, cada vez mais, tentado inovar em seu conteúdo na tentativa de conquistar mais leitores, afirma Frank Ahrens em artigo no Post [17/1/07].
Hilzenrath fez pesquisa para o livro durante 10 anos nos EUA e no Oriente Médio, e completou a história em 2003. Depois de receber muitos ‘nãos’ de editoras, ele – que trabalha no Post há 19 anos – teve a idéia de usar a rede. ‘É um caminho melhor: usar o poder da internet para promoção e o poder da publicação on-demand [por encomenda] para reduzir os custos’, afirma.
Obras como Um Conto de Duas Cidades (1859), de Charles Dickens, e A Fogueira das Vaidades (1987), de Tom Wolfe, foram publicadas pela primeira vez em capítulos, junto a jornais e revistas.