Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Práticas anticoncorrenciais na publicidade

Li com entusiasmo a decisão recente do Cade de considerar prática anticoncorrencial o programa de fidelidade ‘Tô contigo’, da Ambev. Será que esta decisão não abre caminho para uma discussão jurídica a respeito do que jornais como O Globo fazem? A área comercial oferece descontos maravilhosos para o anunciante que garantir fidelidade, ou seja, que só anunciar nos veículos das Organizações Globo! Uma prática antiga e antiética, na minha visão, mas que pode vir a ser considerada anticoncorrencial pelo Cade. Quem sabe? Um advogado que defende jornais prejudicados pode avaliar melhor. Não custa sonhar!


Difícil é ler algum jornal do Rio de Janeiro. Eu já desisti. Leio apenas profissionalmente, mas se pudesse, não leria nunca.


***


Após a prisão, nos EUA, de um professor negro por um policial branco, o presidente americano Barack Obama fez um comentário e depois, com a repercussão, fez outro comentário e convidou os dois, o policial e o professor, para tomarem uma cerveja na Casa Branca. Pergunto: será que aquele jornalista que chamou o presidente Lula de bêbado, e vocês da imprensa deram razão a ele alegando liberdade de imprensa, vai chamar também o presdente Obama de bêbado? Como a imprensa dos EUA reagiria? (Jair Batista da Silva, auxiliar administrativo, Goiânia, GO)

******

Jornalista, Rio de Janeiro, RJ