O Real Madrid abriu processo contra o jornal francês Le Monde pela publicação de uma matéria que ligava o clube de futebol ao médico espanhol Eufemiano Fuentes, envolvido em um escândalo de doping no ciclismo. O Real Madrid também pede uma retificação do jornal pela alegação de que Fuentes atendeu a alguns de seus jogadores.
O clube espanhol enviou um fax ao Le Monde na quarta-feira (13/12) onde afirma que nunca teve qualquer tipo de relação com Fuentes ou usou seus serviços, e nunca permitiu o uso de alguma substância não-autorizada por seus atletas. O texto ressaltava que o documento usado pelo jornal francês para provar a ligação do clube com o médico é falso.
A matéria do Monde, publicada na semana passada, também implicava os times Barcelona, Valência e Real Bétis. O Barcelona afirmou que também tomaria medidas legais contra o jornal, e o Bétis ameaçou processá-lo caso não se retrate; já o presidente do Valência, Juan Soler, disse que não abriria ação contra o Monde.
Anotações misteriosas
Fuentes é acusado na Espanha de ser o principal responsável por uma rede de doping sanguíneo, desmantelada em maio durante uma investigação conhecida como Operación Puerto. Ele foi preso, mas não chegou a ser indiciado formalmente. Em entrevista ao Monde, o médico se recusou a revelar se trabalhou com o Real Madrid e o Barcelona, afirmando que recebeu ameaças de morte e foi alertado para não falar de ‘certas coisas’.
O jornal diz ter visto anotações de Fuentes que se tratariam de ‘planos de preparação’ para os dois clubes, mas não publicou os documentos e nem revelou como os conseguiu. Também não ficou claro se as anotações teriam sido entregues aos times. O Monde alega que, no papel, havia referências a produtos ou procedimentos proibidos pelas regras antidoping. Informações da AP [13/12/06].