Publicada seis vezes por ano, The American Editor, revista da American Society of Newspaper Editors (ASNE), trata de assuntos como administração, conteúdo editorial e ética. Na última edição disponível no sítio de internet (de maio/junho de 2002), há uma entrevista com o veterano Bob Woodward e matérias sobre o ‘censo de diversidade’ realizado anualmente pela organização. A pesquisa atual descobriu que, num ano difícil devido à crise no mercado publicitário, a porcentagem de minorias na redação aumentou porque quase dois mil jornalistas brancos saíram, a maioria por meio de planos de demissão voluntária.
Michael E. Waller, publisher do The Sun, jornal de Baltimore, assina artigo sobre o livro The News About the News: American Journalism in Peril, de Leonard Downie Jr. e Robert Kaiser, do Washington Post. Para Waller, o fato de os veículos serem controlados por corporações não representa o maior perigo para o jornalismo, como afirmam os autores do livro. O que realmente preocupa, segundo ele, é a falta de firmeza dos proprietários (que cedem à pressão do público e se desculpam por publicar idéias impopulares, criando uma forma de autocensura), a crescente restrição de acesso a documentos públicos nos Estados Unidos e ‘editores reclamões que não editam’.
É o mesmo tipo de alerta feito por Keith Woods, do Poynter Institute, em texto da mesma edição, sobre a importância de um editor que assume riscos: ‘A diferença entre um editor ‘vai nessa’ e um ‘isto é chato’ pode ser a diferença entre uma grande matéria e outra medíocre’. Em inglês.