Saturday, 28 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Seminário comemora 40 anos da Fundação Padre Anchieta

O diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, e o presidente do Conselho Curador, Jorge da Cunha Lima, convidam para o ‘Seminário Internacional de Cidadania’, evento especial comemorativo dos 40 anos da FPA, que terá a presença de autoridades estaduais e nacionais, destacados especialistas em direitos civis, responsabilidade social e comunicação, e membros do conselho.


Data: 12/11/2007. Local: Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150 – São Paulo/SP. Informações e inscrições pelos telefones (11) 2182.3139 e (11) 2182.3282 ou clicando aqui.


Programação


8h00 – Credenciamento (entrega de material)


8h30 – Mesa de Abertura – Presença de autoridades federais, estaduais e municipais a confirmar. Jorge da Cunha Lima, Presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta; Paulo Markun, Presidente Executivo da Fundação Padre Anchieta


10h00 – Mesa 1: O Conceito Atual de Cidadania


Qual seu conceito mais atual e como ele se aplica à realidade latino-americana e à brasileira?


12h30 – Coletiva de Imprensa (participantes da Mesa 1)


13h00 – Almoço


14h30 – Mesa 2: O Papel da Mídia na Formação da Cidadania


Discute a relação entre cidadania e mídia eletrônica, propondo uma reflexão sobre sua importância na construção da cidadania


17h00 – Encerramento e Coletiva de Imprensa (participantes Mesa 2)


Participantes


** Mesa 1: O Conceito Atual de Cidadania


Antanas Mockus Sivickas – Duas vezes Prefeito de Bogotá, Colômbia (1995 – 1997 e reeleito em 2001 – 2003), Antanas Mockus preside atualmente a Corporación Visionários por Colômbia. Matemático e Mestre em Filosofia, suas iniciativas em prol do reconhecimento da cidadania mobilizou os cidadãos contra a violência na Colômbia e fez cair o índice de homicídios em mais de 70%.


Marta Lagos – Membro do comitê de experts em opinião pública das Nações Unidas, Marta Lagos é diretora e fundadora da Corporación Latinobarómetro – Opinión Pública Latinoamericana, instituição com sede em Santiago do Chile que estuda os processos de transição de governos na América Latina. Faz parte também do comitê que organiza o estudo mundial de sistemas eleitorais (Comparative Study of Electoral System).


Leonardo Avritzer – Pós-Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, dirige a Associação Brasileira de Ciência Política e é Professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. É autor dos livros Democracy and the public space in Latin America (2002), A Moralidade da Democracia: Ensaios Sobre Teoria Habermasiana e Teoria Democrática (1996) e Sociedade Civil e Democratização (1994).


Maria Alice Rezende de Carvalho – Professora de Sociologia do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj), Maria Alice Rezende de Carvalho coordena pesquisas em História das Instituições Brasileiras, História do Trabalho, História Social Urbana, Pensamento Social Brasileiro, Sociologia Urbana e Sociologia do Poder Judiciário. Edita o site República On Line e integra o comitê editorial das revistas Ciência Hoje e Ciência Hoje para Crianças.


** Mesa 2: O Papel da Mídia na Formação da Cidadania


Mauricio García Villegas – Doutor em Ciência Política pela Université Catholique de Lovain, na Bélgica, Villegas é professor da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidad Nacional de Colombia, pesquisador do Centro de Estudos de Direito, Justiça e Sociedade, associado do Institute for Legal Studies da University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos e colunista do jornal colombiano El Tiempo.


Sergio Miceli Pessôa de Barros – Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e editor da revista Tempo Social – Revista de Sociologia da USP, Sérgio Miceli é autor de 17 livros, com destaque para A Noite da Madrinha, Nacional estrangeiro, história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo, Imagens negociadas – Retratos da elite brasileira (1920-1940), Intelectuais à brasileira e História das Ciências Sociais no Brasil (org.) (1996).


José Sérgio Fonseca de Carvalho – Membro da Cátedra USP/UNESCO de Educação para A Paz, a Tolerância, a Democracia e os Direitos Humanos (IEA-USP), José Sérgio Fonseca está atualmente envolvido em dois projetos de pesquisa em ‘Educação, Democracia e Direito Humanos’ e ‘Educação, Direitos Humanos e Democracia como parte do Projeto Direito Humanos nas Escolas’. É professor de Filosofia da Educação da Universidade de São Paulo.