Wednesday, 08 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1319

Seminários do discutem autoria e globalização

O IV Encontro Internacional de Televisão, que se incorpora ao Festival Internacional de Televisão, vai reunir alguns dos mais importantes realizadores e estudiosos de televisão do mundo. Durante dois dias (24 e 25 de novembro) eles vão debater em profundidade questões ligadas à autoria em televisão e ao desempenho do meio num ambiente globalizado.

Estão entre os palestrantes:

** Alfredo Manevy – ‘A televisão segundo Jean-Luc Godard’

Manevy é crítico, pesquisador e doutor pela Sorbonne com tese sobre Godard

** Rosa Freitag – ‘Novela interativa – um experimento’

Pesquisadora da USP, Freitag vai mostrar um modelo de telenovela interativa que desenvolveu na Inglaterra

** Ron Simon – ‘O autor em televisão’

Diretor do Museu de Televisão de Nova York e Los Angeles, professor de história da Televisão na Columbia e na New York University, Simon vai mostrar como a autoria em televisão pode ser avaliada a partir de diversas teorias do autor.

** Bernard Timberg – ‘Talk-show e autoria’

Autor de Television Talk‘, uma referência internacional nos estudos sobre talk shows, Timberg vai falar sobre talk show e autoria, com ênfase em nomes como Johnny Carson e Edward Murrow (sobre quem George Clooney acaba de realizar Good Night and Good Luck).

** Hal Gurnee – ‘Apresentadores como autores’

Uma lenda viva na TV americana, Gurnee dirigiu alguns dos mais importantes programas do gênero e trabalhou com apresentadores como Jack Paar, David Frost, Michael Douglas, David Letterman e Jimmy Kimmel. Ele vai exibir trechos de muitos desses trabalhos, incluindo uma grande antologia sobre Paar.

** Sacha Yanov – ‘Em busca da expressão pura’

Sacha é curadora do The Kitchen, de Nova York, que entre os anos 1960 e 90 produziu ou conservou obras dos mais importantes pesquisadores de formas audiovisuais do mundo. Parte deste extraordinário acervo será também mostrada no módulo ‘Linguagem e experimentação’.

** Jean-François Lepetit – ‘Negociação de produção num ambiente globalizado’

Produtor de O mundo segundo Bush (em exibição no módulo ‘TV e Transgressão’) Lepetit é produtor de mais de 100 filmes para televisão e também cinema, quase todos através de mecanismos de co-produção com redes internacionais de televisão.

** David Tedeschi – ‘No direction home – uma experiência’

Tedeschi é montador e co-realizador, com Martin Scorsese, de No Direction Home – Bob Dylan, programa de abertura do Festival. Ele vai falar sobre a experiência de realizar um documentário épico desta natureza especialmente para a televisão.

** Peter Ludes – ‘Padrões de visualização transculturais; a construção da imagem’

Há vários anos o professor Peter Ludes desenvolve na Universidade Internacional de Bremen, na Alemanha, em conjunto com diversas outras universidades no mundo, uma arrojada pesquisa sobre novas formas de linguagem na televisão globalizada. Ele vai expor o estágio atual de seu trabalho.

** Chris Crommett – ‘Televisão e informação num mundo globalizado’

Diretor da CNN en Español, Crommet está há 15 anos com a CNN e é responsável por toda a informação da grande rede de noticias produzida e veiculada em língua espanhola. Ele vai falar sobre o fluxo de informação numa grande rede internacional de notícias.

Os seminários do IV Encontro Internacional de Televisão transcorrem nos dias 24 e 25, das 14 às 19h no Arte-SESC. O Festival Internacional de Televisão do Rio de Janeiro acontece de 21 a 25 de novembro no Arte-SESC e no Centro Cultural Telemar.

Informações e incrições

Clique aqui