Sunday, 24 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Sindicato quer comprar títulos da Knight Ridder

O Newspaper Guild-Communications Workers of America, maior sindicato que representa funcionários da indústria de jornais nos EUA, apresentou à Knight Ridder, segundo maior grupo de jornais americano, proposta de aquisição de alguns títulos da companhia. O sindicato espera que a Knight Ridder considere os planos de investir em força de trabalho, em vez de realizar cortes bruscos.

O sindicato contratou duas empresas para estudar compras potenciais de algumas propriedades do grupo, como o Philadelphia Inquirer, Daily News, St. Paul Pioneer Press e Monterey Herald. ‘Ficar parado não é uma opção. Cada um dos títulos que foram sugeridos para compra é rentável e representa uma sólida oportunidade de negócios. Pedimos formalmente à Knight Ridder para abrir um processo para incluir nossa oferta’, afirmou a presidente do Newspaper Guild, Linda Foley.

A proposta vem em um momento em que jornalistas americanos temem por seu futuro profissional, com queda nas vendas dos jornais impressos e em publicidade e cortes de despesas em diversos grupos de mídia. A Knight Ridder anunciou, no mês passado, que estava analisando ‘alternativas estratégicas’ para a crise, incluindo a venda de todos os seus 32 jornais. Três grandes grupos de jornais americanos – Gannett, McClatchy e Media News – demonstraram interesse. Informações de Jim Boumelha e Chris Tryhorn [The Guardian, 30/12/05].