Thursday, 14 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1314

Site de relacionamento com a imprensa

Após mais de 18 meses funcionando apenas pelo Twitter (@ajudeumreporter), o projeto Ajude um Repórter lançou, na quarta-feira (27/7), a primeira versão do seu site de relacionamentos que ajuda repórteres a encontrarem fontes para matérias. Mas a novidade não veio somente para os jornalistas profissionais, já que blogueiros e estudantes de Jornalismo também ganharam espaço refletindo sua importância no mercado editorial. Com a nova estrutura, o serviço passa a oferecer mais espaço para informação e novas opções aos usuários, agregando pessoas de outras redes sociais e expandindo o alcance do projeto. Antes, só era possível acompanhar o serviço pelo Twitter. “Foram quatro meses de desenvolvimento desde que o projeto conseguiu levantar fundos pelo Catarse. Mais de 180 pessoas ajudaram a viabilizar a iniciativa, arrecadando mais de R$ 15mil investidos diretamente na construção do novo site”, conta Carneiro.

O cadastro é simples e rápido, dividido em dois grupos: jornalistas e fontes. Ao selecionar o perfil de uso, basta escolher uma das redes sociais pela qual deseja se conectar. As opções são Twitter, Facebook ou Linked In. Para terem cadastro aprovado e acesso liberado ao serviço, os jornalistas devem fornecer evidências de que trabalham na área. Já as fontes podem utilizar o serviço após fornecerem o endereço de email. A lógica de funcionamento continua a mesma, mas de forma mais completa. O jornalista cria uma nova solicitação, preenchendo o formulário, e publica para que as fontes tenham acesso. As fontes, por sua vez, possuem um painel com acesso direto aos pedidos publicados e podem visualizar as solicitações em aberto para enviar a melhor resposta e participar das matérias. Todas as respostas são privadas e não é possível que outros usuários enxerguem o que a fonte escreveu para o jornalista. Uma novidade é o processo de feedback facilitado, que permite ao jornalista classificar as respostas que recebe de acordo com a utilidade. Esse mesmo sistema permite marcar respostas como spam, para controle de abusos dentro do sistema.

Construção das notícias

No site, o jornalista não precisa mais expor seus contatos pessoais; é possível descrever com mais precisão dados como a localidade do pedido, deadlines e até manter o anonimato em caso de pautas mais delicadas. As fontes podem cadastrar um perfil e disponibilizar dados de contato para consulta direta dos jornalistas, relacionando suas especialidades e até listar clientes, no caso dos assessores de imprensa. O novo sistema de busca permite filtrar os assuntos e notificações que são enviados, com a relação de pedidos do dia diretamente no email do usuário.

O Ajude um Repórter é uma nova ferramenta que utiliza o poder das redes sociais associado às novas tecnologias para melhorar significativamente o processo de construção das notícias, diminuindo o tempo de busca das fontes e entregando aquilo que os produtores de conteúdo realmente precisam. Para se cadastrar como jornalistas ou fonte basta acessar www.ajudeumreporter.com.br

Financiamento colaborativo

Criado em março de 2010 pelo relações-públicas Gustavo Carneiro, o Ajude um Repórter nasceu com a missão de democratizar o acesso à imprensa. O serviço publica solicitações de jornalistas de diversos veículos de comunicação online e offline do Brasil e até de outros países, permitindo que qualquer pessoa possa compartilhar seu conhecimento e participar de matérias que serão publicadas. As principais emissoras de TV, rádio e jornais utilizam constantemente o serviço em suas redações e até hoje já foram publicados cerca de 8.000 pedidos que agregaram mais de 15.600 seguidores no Twitter.

O Catarse, site pioneiro em financiamento colaborativo de projetos criativos no Brasil, foi lançado em janeiro de 2011 e é uma iniciativa de Diego Reeberg e Luís Otávio Ribeiro em sociedade com a Softa (empresa que desenvolve aplicações web 2.0, sediada em Porto Alegre). Até hoje já foram cadastrados na plataforma 120 projetos, sendo que 50 financiados com sucesso. Os projetos já receberam no total R$ 500 mil, de quase 5000 pessoas.

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[Gustavo Carneiro é Relações Públicas]